SUPER TIME DE RENOMADOS CHEFS À FRENTE DAS ESTAÇÕES TEMÁTICAS DO WINE CELEBRATION

Desafio é harmonizar pratos de países com seus respectivos vinhos em experiências sensoriais únicas

Reprodução

São Luís se transforma na capital da alta gastronomia e da enofilia, nessa sexta (23.08) com a realização do Hotel Blue Tree Towers São Luís do Wine Celebration; evento que tem formato inédito na cidade; trazendo a proposta sofisticada de aliar vinho e gastronomia à boa música.

Durante o evento, os participantes terão a oportunidade de apreciar 42 rótulos especiais de vinhos de sete dos mais tradicionais países produtores: Argentina, Chile, Espanha, França, Itália, Portugal e Brasil. Detalhe: Os vinhos serão harmonizados com deliciosos pratos de cada país, assinados pelos mais prestigiados chefs locais. E tudo – vinhos e comidas – será servido em regime all inclusive,durante o evento.

Vale destacar que a carta de vinhos do Wine Celebration foi elaborada pelos melhores sommeliers do Brasil: Diego Arrebola e Gabriele Frizon, proprietários da empresa paulista de consultoria EntreCopos.

Diego Arrebola foi eleito três vezes o melhor sommelier do Brasil, nos campeonatos de 2012, 2016 e 2018. Já Gabriele Frizon foi reconhecida pela Revista Gosto como a melhor sommelière de 2016; e atua como Head Sommelier do restaurante La Tambouille/SP; além de ter atuações marcantes em hotéis de luxo como o Tivoli Mofarrej, Emiliano Rio e Palácio Tangará.

Além dos premiados experts em vinhos, esse evento reúne de forma inusitada alguns dos ais renomados Chefs, dos mais diversos estilos e expertises. Parece até um reality show, com tantas estrelas reunidas numa só noite de degustações. Conheça um pouco dos principais Chefs que compõem esse verdadeiro “time dos sonhos” da gastronomia maranhense, cada um em seu estilo específico e levando para o evento uma rica bagagem profissional, que resultará na elaboração de pratos que harmonizarão com perfeição com cada um dos 42 vinhos especiais que serão servido no evento.  O desafio é também representar através da gastronomia, a cultura e tradição de cada um dos 7 países temáticos das Estações do Wine Celebration.

ESTAÇÃO ITÁLIA BY JÚNIOR BELÉM E MÁRCIO MELO

O prestigiado chef maranhense Júnior Belém é uma das estrelas da gastronomia e estará à frente da Estação Itália no Wine Celebration juntamente com o Chef Pizzaiolo Márcio Mello! Belém já cozinhou para celebridades como Felipe Massa, Calvin Klein e Faustão; comandou cozinhas em Milão (Cracco Peck), Espanha (Can Fabes) e São Paulo (Garcia e Rodrigues, Pichi, Brooklin, Cantina La Grassa), entre outras mais. Atualmente à frente do Quintalão Bistrô, um dos restaurantes mais badalados e requintados da capital maranhense; ele é dono de uma legião de fãs de paladares refinados e apaixonados por seus dotes culinários.

Já Márcio Mello adquiriu sua formação em terras estrangeiras. Estudou no Canada George Brown College, em Toronto, e lá teve a oportunidade de estar à frente do forno de renomados restaurantes, dentre eles a Pizzeria Libreto e o Paese Ristorante. Após retornar ao Maranhão, abriu a Bendita Pizza Artesanal e inovou o mercado local de massas ao oferecer uma pizza única com fermentação natural e lenta de 48 horas e molho de tomate fresco livre de conservante. É reconhecido por sua criatividade ao elaborar pizzas doces e salgados com sabores autorais, utilizando-se de produtos regionais e alguns ingredientes de cultivação própria e por fazer releituras de pizzas tradicionais.

ESTAÇÃO PORTUGAL ASSINADA POR JÚNIOR LISBOA

Ouro experiente chef é Júnior Lisboa, que aceitou o convite para assumir a Estação Portugal da Wine Celebration; e promete fazer  a alegria dos apreciadores de uma harmonização bem feita à base de um delicioso bacalhau. Vale lembrar que ele é professor de graduação em Gastronomia na Faculdade Cest, e proprietário da JL Consultoria em Gastronomia. Há 20 anos está à frente da cozinha do Restaurante do Senac Maranhão, onde obteve sua formação. Na bagagem acadêmica, ele traz diploma de extensão em Gastronomia na Faculdade Senac em Campus Campos do Jordão. É prochef Nível I Internacional de Cozinha, certificado pelo Culinary Institute of America (CIA), uma das mais importantes escolas de formação e certificação do mundo, qualificação que o eleva à almejada categoria de Chef Internacional, permitindo-lhe atuar na área gastronômica em qualquer país seguindo um alto padrão de qualidade. Indicado ao concorrido Prêmio Dólmã em 2016 e 2017, se destacou nacionalmente também por sua participação marcante em um reality show promovido pela conceituada Revista Prazeres da Mesa, com um prato de sua autoria.

ESTAÇÃO BRASIL COM CHEF LUCIANO ROSA E SOMMELIÈRE RAQUEL ACIOLE

Já a Estação Brasil do Wine Celebration será comandada pelo Chef Luciano Rosa, ao lado da sommelière Raquel Aciole. Natural de Ourinhos (SP), Luciano tomou gosto pela culinária ainda na infância, quando ajudava a mãe nas tarefas de casa. Fez especialização em gelateria e comida francesa na Europa. Por 11 anos foi Chef Executivo na empresa Unilever. Em 2011, representou o Brasil na Copa Mundial de Gastronomia da Espanha, onde se destacou alcançando o 2º lugar. Participou da montagem do cardápio dos Papas João Paulo II e Bento XVI em suas visitas ao Brasil, e há cinco anos é chef executivo responsável pela área gastronômica do Grupo Mateus (um dos patrocinadores do Wine Celebration) no qual foi responsável pela criação da conceituada marca Spazio.

Sobre Raquel Aciole, vale dizer que é uma Sommelière profissional certificada pela ABS-RS e detentora das certificações Wset níveis 1 e 2. Raquel é a maior representante maranhense desse universo apaixonante dos vinhos. À frente da rica seleção de rótulos e da equipe de consultores que compõem a Adega do Spazio (Grupo Mateus), ela se destaca por sua admirável performance adotada nos inúmeros cursos que ministra no Atelier Don’anna, do Grupo Mateus em São Luís. Caberá à Aciole a escolha dos vinhos que irão compor a Estação Brasil, do Wine Celebration, e que harmonizarão com os pratos assinados pelo brilhante chef Luciano Rosa.

ESTAÇÃO FRANCESA BY WARWICK TRINTA

No comando da Estação Francesa estará o Chef Warwick Trinta. Especializado em gastronomia contemporânea, o Chef Warwick Trinta é sócio do Restaurante Alameda Trinta em São Luís, e tem como um dos pontos fortes fazer releituras criativas de pratos da cozinha clássica. Com uma declarada preferência por produtos frescos, para garantir  o sabor diferenciado das receitas que prepara. Formado em gastronomia pelo SENAC (SP), o ex-administrador de empresas passou por diversos restaurantes paulistanos como Terraço Itália, DOM, Due Couchi; além do Flor de Sal Bistrô em Ribeirão Preto (SP)

ESTAÇÃO ARGENTINA COM CHEFS TERRY SADLER & BRUNO SALOMÃO

Nascido na capital maranhense, Terry Sadler é descendente de australianos. Desde cedo, desenvolveu um notório domínio sobre o fogo. Sempre se destacava por exercer com destreza o papel de churrasqueiro. E o que antes era hobby, transformou-se em paixão ardente pelo fogo e profissão. É idealizador da Sadler BBQ, uma das mais importantes casas de churrasco de São Luís. Sadler é especialista em Fogo de Chão, Parrilla e Defumação, mantendo como base o churrasco raiz, fazendo valer o estilo rústico e de sabor inigualável.

Já Bruno Salomão é especialista em “american barbecue”. No canal no Youtube comanda com sucesso o “Cansei de Ser Chef”, com cerca de 120 mil inscritos. Atualmente residindo em São Paulo, ele comandará o preparo de uma autêntica Parrilla, pondo à prova suas habilidades internacionalmente reconhecidas no assamento de carnes nobres.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias