7 Melhores comidas típicas do Maranhão

Tanto os alimentos da terra como do mar são muito bem utilizados na gastronomia local. Veja a lista com 7 receitas que você, maranhense, tem que saber fazer.

Reprodução

Nós, maranhenses, somos apaixonados por culinária desde que nascemos. Nosso estado é um dos mais ricos na exploração gastronômica de alimentos da terra e do mar. A localização geográfica, com grande extensão litoral e parte da floresta amazônica, nos garante riqueza na fauna e flora. Por isso, o Você, Gastrô! elencou receitas que todo maranhense deve conhecer.

Doce de espécie


Conhecido pelo delicioso sabor de coco, além de ser uma tradição maranhense, o doce carrega parte da história da cidade de Alcântara, porque começou a ser difundido na Festa do Divino, que acontece todos os anos, no mês de Maio. Hoje, já é possível encontrá-lo em cafeterias no centro histórico.

Ingredientes para o Recheio

3 xícaras de coco ralado grosso
2 xícaras de açúcar
1 xícara de água

Ingredientes para a Massa:

2 xícaras de farinha de trigo
5 colheres (sopa) de óleo
1/2 colher (chá) de sal
1/2 xícara de água

Modo de preparo do recheio

Coloque todos os ingredientes numa panela e leve ao fogo alto mexendo sem parar. Depois que a calda começar a ferver, mexa de vez em quando. Quando a mistura estiver bem cremosa, desligue o fogo, passe para um tabuleiro untado com manteiga e deixe esfriar.

Preparo da massa:

Coloque a farinha de trigo numa tigela e junte o óleo, o sal e a água. Misture até que a massa fique homogênea. Em seguida, polvilhe farinha de trigo sobre uma superfície de trabalho. Abra a massa com um rolo até ficar bem fina. Com a ajuda de um copo, corte em discos.
Polvilhe uma assadeira com farinha de trigo e coloque os discos de massa.

Preparo final:

No meio de cada disco de massa, coloque uma colher de sopa generosa do recheio (frio). Decore cada docinho com tiras finas da massa, fazendo um laço. Volte com os doces ao forno quente e deixe assar por aproximadamente 20 minutos.

Próxima »1 / 7
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias