Você Gastrô

Smoke Slz: Burguer e BBQ defumados

Conheça as carnes especiais e detalhes sobre o processo de defumação, que garante toda suculência e sabor diferenciado para assados.

Reprodução

O processo de defumação pode até ser demorado, mas, tudo vale a pena quando colocamos um bom pedaço de carne na boca. A suculência é um ponto forte e se dá pelo processo “low and slow“, estilo americano de defumação onde o equilíbrio entre a temperatura e o tempo de defumação é imprescindíveis. Com a baixa temperatura por muito tempo, acontece a quebra das fibras da carne e o resultado não poderia ser melhor: a carne derrete.

Como tudo começou…

Herbeth Ávila recebe certificado de Pitmaster por André Dias – autor do canal BBQ em casa. O canal possui quase 600 mil inscritos.

Herbeth Avila, idealizador e proprietário do Smoke Slz, é ludovicense, mas aprendeu a técnica após uma viagem para a Espanha, em 2014. Lá, viveu muitas aventuras gastronômicas, conheceu desde grandes restaurantes, até os menores. Ao voltar para São Luís, resolveu seguir o caminho da culinária como Chef Pitmaster.
Herbeth é pioneiro na área de assados defumados, atualmente trabalha com diversos tipos de carne, principalmente bovina e suína.
O Smoke Slz começou dentro de um apartamento, utilizava-se fumaça líquida e em pó para garantir o sabor característico em blends bovinos. Hoje o processo já é totalmente artesanal e defumado na pit smoke.
O público aumentou com muita rapidez e a gama de carnes ampliou para cupim, linguiça, pulled pork, brisket, costela suína e joelho de porco, que são os carros-chefe do defumador. Esses assados podem ser solicitados somente via encomenda, já os burguers são comercializados durante a semana em pontos divulgados previamente no instagram.

Tempo de defumação

Cada assado tem um tempo exato para ficar ao ponto. Por isso, o Chef Pitmaster passa horas acompanhando o processo antes de ir para a comercialização. Além disso, todos os acompanhamentos (cebola caramelizada, molho mexicano, molho francês) são produzidos artesanalmente.

  • Brisket – até 18 horas
  • Pulled Prok – 8 horas
  • Cupim – 12 horas
  • Blend bovino – 1:30 horas


A carne fica aparentemente “rosa” por conta do anel de defumação, esta é a garantia que a carne passou pelo processo da forma correta.

Provamos

O Você Gastrô degustou o Burguer Especial ($20). Além do blend de 160 g, vem queijo, bacon, cebola caramelizada e molho especial. O molho é bastante generoso, por ser um agridoce leve, combina muito com o sabor da carne, que é mais marcante. O blend tem referências da lenha de macieira, proveniente do Sul do Brasil.
Degustamos também o Pulled Pork, tradicional nos EUA, direto pra ilha do amor. Como ela é servida desfiada, no pão rústico, muita gente nem imagina a beleza que é ver a carne desmanchando antes de desfiar. Confira no vídeo, em nosso instagram @vocegastro, a nossa experiência.


O Smoke Slz ainda não tem ponto fixo, mas, já estão em busca do lugar ideal para ampliar os serviços. Já podemos adiantar que vai ter batata rústica, costela no estilo outback, e muito mais carnes no estilo American BBQ. Ansiosos para experimentar? Nós também!
Por enquanto, vamos acompanhar o sinal de fumaça do truck.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias