Café Cuxá: casa acolhedora com arte e boemia

O cuidado com o público está em todos os detalhes do Café Cuxá. Os pratos servidos são feitos na casa, no dia, priorizando alimentos frescos, orgânicos e saudáveis

Reprodução

Foto: Camila Boullosa

Próximo ao Convento das Mercês, no bairro do Desterro, o Café Cuxá foi o último a ser visitado neste tour gastronômico feito pela equipe do Você, Gastrô!

Idealizado pela fotógrafa Claudia Marreiros, o número 44 da Rua da Saúde é, principalmente, um paradeiro de descanso e afeto, onde o tempo passa devagar entre um gole e outro de chá ou café. A casa é pequena, acolhedora, decorada com livros e obras de arte, e convida os visitantes a conviverem com os moradores desse pedaço do Centro Histórico, tão conhecido, em outros tempos, por sua boemia.

As mesas e cadeiras ficam nas calçadas e rua, disputando espaço com os paralelepípedos e com a história do próprio Desterro. Durante a semana, se você der sorte, também pode assistir de camarote ao cortejo da Banda do Bom Menino, ou ver as crianças brincando. Para Claudia Marreiros, “essa proximidade com a comunidade, com as crianças, com a banda, com os vizinhos, é algo muito importante pra gente. É uma sementinha para um tipo de revitalização social. Temos o intuito de estimular o comércio local, no próprio bairro, feito por moradores. Quando cheguei ali as pessoas acreditavam que só funcionaria bar, que eu não conseguiria vender café, mas estamos aqui”.


 

O cuidado com o público está em todos os detalhes do Café Cuxá. Os pratos servidos são feitos na casa, no dia, priorizando alimentos frescos, orgânicos e saudáveis. “A gente pensa a comida como algo que alimente, que nutra; como uma forma de experiência de sabores, equilíbrio entre todos os tons de salgado, doce, amargo… Temos a intenção também de ter um preço acessível, para que todo mundo possa acessar”, enfatiza Cláudia Marreiros. A casa também oferece comida vegana, opções sem glúten e sem lactose, para quem possui qualquer tipo de restrição.

A experiência culinária na cafeteria é compartilhada com os visitantes. É experimental, mistura sabores e ingredientes não convencionais, brinca com as texturas. Fazem parte do cardápio os beijus com recheio de pesto, de tomate seco e berinjela, e, em breve, de cuxá. “Procuramos usar os ingredientes aqui da terra; fazemos adaptações. Criamos uma receita chamada Pizza Daqui, que é uma pizza vegana, com a borda de cuxá, requeijão de arroz com castanhas, e tomate seco”, lembra Cláudia Marreiros.

Foto: Reprodução

O cardápio de cafés é variado, podem ser simples, italianos ou expressos, com rapadura, barra de chocolate, cardamomo, ou com cachaça do candomblé. Podem ser acompanhados ainda por bolos de banana com açúcar mascavo, de maçã com raspas de limão, ou pavê de chocolate.  

O Café Cuxá possui programação musical e artística semanal, que pode ser acompanhada pelo Instagram @cafecuxa. Além disso, realiza esporadicamente a Feirinha Criativa do Café Cuxá, em parceria com a Vanessa Travincas, com exposição de arte, gastronomia, artesanato e brechó. A cafeteria também possui uma versão itinerante que leva as delícias da casa para eventos pela cidade.

O local funciona de segunda a sexta, das 16h às 21h. Aos sábados funciona quando tem programação especial. Endereço: Rua da Saúde, 44, Desterro – Centro Histórico (próximo ao Convento das Mercês).

Foto: Camila Boullosa
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias