Oito opções gastronômicas para curtir o Maranhão raiz

Peixada, caranguejo, cuscuz, caldeirada de camarão… elaboramos um roteiro delicioso com o melhor da gastronomia regional

Foto: A peixada é um dos muitos pratos tradicionais da culinária maranhense. (crédito: Clarissa Gomes)

A culinária maranhense chama atenção pela sua diversidade e por seus sabores singulares. Com forte influência indígena, os preparos levam temperos marcantes, que ajudam a dar aparência, aroma e sabor sem igual aos nossos pratos. Por aqui comida boa e farta é “serventia da casa”, e resistir às delícias típicas é tarefa quase impossível. Para quem chega – ou mesmo vive aqui, mas deseja conhecer melhor os pratos mais famosos da nossa cozinha – o Você, Gastrô traz um roteiro com várias sugestões de locais e menu para apreciar e encantar-se em um único dia.
Pra começar, no café da manhã legitimamente maranhense não pode faltar beiju, cuscuz, bolos de tapioca ou macaxeira, e aquele cafezinho coado. Ao longo do tempo, os nossos famosos beiju e cuscuz foram ganhando adicionais dos mais variados: ovo, queijos, a nossa não menos conhecida carne de sol, dentre outros. Tradicionais ou “turbinados”, é fácil encontrar esses itens nas cafeterias da cidade e também nas banquinhas de rua.

beiju-com-caféBeiju com café, uma combinação tipicamente maranhense (crédito: Clarissa Gomes)

Buriteco Café

Pra quem amanhecer pelo Centro Histórico, vale visitar o Buriteco, onde há beijus e cuscuz a partir de $3,50 e $4,00, respectivamente. As fatias de bolos são vendidas a $5,00, e os cafés, a partir de $3,00. Lá também é possível comer um tradicional doce de espécie por R2,00 e tomar sucos de frutas regionais, como bacuri e cupuaçu, por $7,50.
Onde: Na Rua Portugal, 188, Centro
Horários: De segunda a quarta, de 8h às 20h, e de quinta a sábado, de 8h às 23h

cafofinho-tia-dicaFoto: Sucos de frutas regionais servidos no Cafofinho da Tia Dica cativam turistas e maranhenses (crédito: Clarissa Gomes)

Praça Benedito Leite

Aos domingos, a feirinha da Praça Benedito Leite, ainda no Centro, funciona das 7h às 15h, e é um ótimo lugar para provar as mais diversas iguarias maranhenses, seja no café da manhã ou almoço. De quebra, dá para assistir a várias apresentações culturais, como de bumba-meu-boi e outras danças regionais.  Uma vez no Centro, aproveite para fazer um passeio sem pressa pelas ruas históricas e apreciar a arquitetura dos casarões coloniais, marcada pela influência portuguesa.

Cafofinho da Tia Dica

Quem ficar por ali até o horário do almoço não deve deixar de visitar o Cafofinho da Tia Dica. Estar localizado em um dos muitos imóveis centenários do Centro já é um charme; mas, como aparência não basta quando o assunto é comida, o restaurante também se garante no sabor dos pratos oferecidos. Lá, vale pedir a Caldeirada de Camarão ($72) ou Caldeirada Mista ($69). Dentre os acompanhamentos disponíveis estão arroz de cuxá, de alho, de coco ou baião de dois; farofa de banana; vatapá, e um pirão que com certeza é dos melhores que você vai provar na vida. Vale também experimentar a sobremesa da casa, pudim de tapioca ($10).
Onde: Travessa Marcelino de Almeida, 173, Centro
Horários: 11h às 23h

peixada-maranhenseFoto: A peixada é um dos muitos pratos tradicionais da culinária maranhense. (crédito: Clarissa Gomes)

Estrela D’Alva

Outra opção irresistível para o almoço é o nosso caranguejo toc-toc ou a incomparável caranguejada. Quem muito bem serve essa delícia é o restaurante Estrela D’Alva, localizado na Av. Litorânea – o que significa que dá pra comer com o pé na areia da praia. Os preços dos respectivos pratos mencionados são $39 e $67, para duas pessoas, e são acompanhados de um arroz de toucinho que dispensa comentários.
Onde: Av. Litorânea, Praia de São Marcos
Horários: Abre de segunda a sexta, das 10h às 23h, e aos domingos, das 11h às 17h

Foto de arquivo/jornal. o caranguejo é um dos pratos regionais mais consumido.

Casa de Juja

Fora do eixo Centro e praia, a dica é conhecer o restaurante Casa de Juja. É necessário fazer reserva, momento em que o cliente é informado sobre o endereço! O contato é feito pelos números (98) 98768-6716 e 982515594. Especializada em comida típica maranhense, a casa faz jus ao sobrenome “Ateliê Gastronômico”. Dentre as opções imperdíveis, está o prato Ilha Magnética, servido com arroz de coco, vatapá e farofa de sururu. Mais maranhense impossível! O preço: $220 para 2 pessoas). Mas antes de se esbaldar no prato principal, não deixe de provar a casquinha de caranguejo ($23) ou o bolo de macaxeira com bacalhau ($24, 6 unidades). Depois de tudo, arremate com um mix de doces regionais, que inclui pequenas porções de vários doces caseiros feitos com frutas regionais. É uma opção ideal para conhecer várias de nossas sobremesas numa mesma oportunidade; custa $30 e serve até cinco pessoas. Para acompanhar as opções, sucos de frutas regionais ou os drinks exóticos caipirinha de tiquira e Meladinha ($17) são boas pedidas.
Onde: a casa só divulga o endereço no momento da reserva
Horários: de quarta a sábado, horários de acordo com reserva

Rampa do Comércio

Se der aquela fome entre o almoço e o jantar, mais uma vez o Centro Histórico é um ótimo ponto de parada. Por ali, na rua chamada Rampa do Comércio, a partir das 16h, dezenas de barracas vendem os mais diversos lanches e PFs (os populares pratos feitos) com iguarias típicas que vão de bolos e beijus às tortas de caranguejo e camarão. Os preços variam, mas são acessíveis. Na mesma rua, é possível acessar a Feira da Praia Grande, onde é possível “petiscar” torresmos e camarão seco acompanhados de cerveja gelada ou da famosa Tiquira, cachaça local colorida e de sabor muito forte. Não deixe de provar também a irresistível juçara com farinha.
Onde: Rampa do Comércio, Centro
Horários: banquinhas de segunda a sexta, a partir de 16h. Feira, das 8h às 20h
Preços: nas banquinhas, a partir de $3

Barracas de comidas típicas no Centro Histórico de São Luís, onde é possível comer beijus recheados feitos na hora. (crédito: Clarissa Gomes)

Cabana do Sol

À noite, como ainda há muito o que descobrir, vale visitar o tradicional Cabana do Sol, na Av. Litorânea. Com mais de 20 anos de existência, a marca é conhecida por sua carne de sol muitíssimo bem servida com baião de dois, macaxeira cozida, paçoca e feijão com legumes ($125). O arroz de cabrito ($137,90), a mariscada ($159) e a peixada maranhense ($119) completam a lista de opções perfeitas. Para entrada, o camarão ao alho e óleo é a dica ($75). Cremes e sorvetes de frutas regionais fazem parte do menu de sobremesas e custam $26 e $23.
Onde: Av. Litorânea, n 10, Praia de São Marcos
Horários: diariamente, das 11h à 0h

Armazém do Chef

Outra opção para um jantar inesquecível é o Armazém do Chef, localizado na Rua Uriacica, 15, Calhau. Dentre os pratos indicados estão a salada de camarões de Tutóia ($62) e a caldeirada de mariscos com arroz de toucinho e pirão ($128). Mas antes, prove as patinhas de caranguejo ao vinagrete ($61). Para acompanhar, experimente e se surpreenda com a caipiroska de ciriguela ($24,50).
Onde: Rua Uriacica, 15, Calhau
Horários: 11h45 à 0h

Salada de camarões servida no Armazém do Chef (crédito: Divulgação)

Roteiro em mãos, opções para todos os paladares. Mas se você não é daqui e achar que um dia é pouco pra provar tantas delícias… Fique mais pouco; será muito bem-vindo.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias