Chá da tarde, um clássico com toque regional

Hábito tradicional na Inglaterra, o charmoso costume pode ganhar uma versão contemporânea e bem local para reunir amigos para um bate-papo

Reprodução

Hábito tradicional na Inglaterra, pode ganhar uma versão contemporânea e regional (Foto: Renata Almeida)

Na Inglaterra é uma tradição secular que envolve um ritual quase orquestrado. Às 17h, um bule com água quente (nunca fervente!) chega à mesa. Xícaras de porcelana então ganham o líquido misturado a uma colher de chá, leite e para os mais tradicionais nada de açúcar. Para acompanhar, guloseimas como scones, bolos, docinhos e sanduíches em porções pequenas.
O chá da tarde é um clássico inglês que nunca sai de moda. Ideal para um encontro de amigos,virou tendência no Brasil para um bate-papo ou para pequenas comemorações, como noivados, ou ainda para finalizar o dia com um toque de glamour gourmet.
A chef Célia Rossetti, do Restaurante Sabina, explica que o cardápio servido pode (e deve) sofrer adaptações por causa do clima e gostos regionais.“Os itens que nunca podem faltar no chá são os sucos, mini-sanduíches, bolos de trigo, macaxeira ou tapioca e chocolate quente. As pessoas aqui no Maranhão não têm o hábito de beber chá, então ele não acaba sendo o centro das atenções”, comenta.
Dentre as adaptações aos hábitos locais, Célia Rossetti serve toda quarta-feira o chá da tarde, das 17h às 21h. Na mesa ela aposta em chás com abacaxi fresco,hortelã,camomila e limão. Mas é a água aromatizada que ganha a preferência dos clientes, assim como o chocolate quente.
Tradicionalmente, o chá inglês é servido com porções pequenas – “fingerfood”, ou seja, alimentos que podem ser saboreados à mão. Mas para compor uma mesa pomposa, a chef recomenda que se misturem as pequenas porções às de tamanho maior. “Misturamos as duas versões. Os itens grandes acabam deixando a mesa com mais ‘presença’”, explica.
Mesmo que se sirvam refeições com a terminologia chá em outros horários, Célia Rossetti explica que o ideal é que ele seja servido ao final da tarde, estendendo-se à noite por conta do horário de trabalho das pessoas. “É um tipo de refeição ideal para esse período. Se falamos de 9h da manha seria um café, às 11h um brunch, cujo cardápio é uma mistura de chá com um toque de almoço (saladas leves, uma massa)”, compara.
Na Inglaterra, o chá da tarde, além de proporcionar um lanchinho no final da tarde, é um momento de convívio social. “É uma oportunidade para aproveitar a companhia do outro, enquanto se degusta sabores diversos. Nosso chá, por exemplo, é um lugar de confraternizações, um lugar agradável para parar e bater um papo com os amigos”, finaliza.
Para fazer em casa
Bebidas –Chá de Maçã com canela, chocolate quente, suco e água aromatizada
Doces–Brownie, bolo de macaxeira, bolo de trigo, waffer
Salgados – Pão de queijo, bolo de tapioca, mini-sanduíche, pães diversos, frios

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias