DA RÚSSIA AO MARANHÃO

Aprenda a fazer panquecas russas com geleia maranhense

A Copa está acabando e nossa série de releituras de pratos russos também. Confira a última receita e bom apetite!

Syrniki é um prato bastante consumido na Rússia, principalmente no café da manhã. São panquecas feitas a base de qeuijo cremoso com farinha de trigo e servido com geleias geralmente de frutas vermelhas. O Você, Gastrô!  foi até o restaurante Escola do Senac para fazer releitura maranhense do prato russo. A chef Renata faz panquecas de ricota e geleia de um ingrediente que nós maranhenses conhecemos bem: a vinagreira. 

Ingredientes

Panqueca

500g Ricota            

3 Ovos

½ Xícara de açúcar

1 ½ Xícara de farinha de trigo

½ Colher de chá de fermento em pó

Geleia

 1 Geleia de vinagreira

1 Abacaxi

400 g de açúcar

90 ml suco de limão

300 ml Suco de vinagreira

Como fazer

Panquecas

Amasse a ricota e misture todos os ingredientes em uma bacia. Em uma assadeira polvilhe o trigo e modele as panquecas como bolinhas achatadas, passando no trigo.

Frite as panquecas e reserve-as. É normal que a panqueca fique “inchada” depois de frita, pois é a ação do fermento.

Geleia de vinagreira

Bata o abacaxi com o suco feito da folha de vinagreira e açúcar. Peneire e leve ao fogo, adicione o suco de limão e deixe reduzir.

Delicioso

A panqueca tem um sabor suave e delicioso, combinaria também perfeitamente com geleia de cupuaçu ou de pimenta. O estilo dessa panqueca é parecido com as panquecas norte-americanas. A geleia da vinagreira é ácida, mas agradável e encaixa com o sabor da panqueca, preenchendo de sabor e fazendo um casamento da Rússia com o Maranhão.

Chef Renata

Carregando