Tradição europeia é diversão garantida para a Páscoa das crianças

Pintar e rechear ovos de verdade são uma excelente forma de envolver crianças e adultos. Ovinhos podem servir para presentear ou decorar a casa na Páscoa.

Ovos pintados são tradição de origem europeia. Foto acervo pessoal Darlene Zago

Muita gente cultiva o hábito de comer ovos de chocolate na Páscoa; tanto que este já se tornou um dos principais símbolos desse período. Mas nem todo mundo que faz questão de comer sabe o que, de fato, o ovo simboliza. Ele está relacionado ao nascimento, ao princípio da vida. E é justamente o (re)nascimento que celebramos na Páscoa cristã.
Mas antes dos ovos começarem a ser feitos de chocolate, povos do hemisfério norte já tinham o hábito de pintar ovos de verdade, como parte das celebrações da chegada da primavera, período bem próximo à celebração da Páscoa.

Fotos acervo pessoal Darlene Zago

O costume chegou ao Brasil trazidos pelos imigrantes alemães, ucranianos, poloneses etc, e ainda hoje é cultivado, sobretudo, sobretudo na região sul, onde a presença dos descendentes europeus é ainda mais marcante.
E é de lá que vem o passo a passo de como fazer essas belezinhas recheadas. A confeiteira, Darlene Zago Dequech, da Casa Di Amici, trouxe a tradição do sul do país para o Maranhão e ensina pra gente como fazer:
Casquinha de ovos:
– Faça um buraco pequeno no ovo e retire a gema e a clara. Mergulhe a casca em água com vinagre e em seguida lave com água corrente. Deixe escorrer até secar.
– Pinte a casca com tinta guaxe e deixe secar.
– Recheie a casca com amendoim doce e feche usando uma forminha de brigadeiro (veja na foto como ficam as cascas fechadas e recheadas)
Depois de rechear a casca, é só colar uma forminha de brigadeiro para fechar. Foto Clarissa Gomes

AMENDOIM DOCE
Ingredientes
1 copo (200ml) de amendoim cru com casca
1 copo (200ml) de açúcar
1 copo (200ml) de água
Preparo
Junte todos os ingredientes em uma panela funda e misture bem para que o açúcar comece a dissolver. Leve ao fogo médio, mexendo de 5 em 5 minutos. Quando a mistura começar a engrossar, mexa constantemente até que dê o ponto (todo o açúcar fica grudado no amendoim). Retire da panela e coloque em uma travessa para esfriar.
E pronto! Fácil e muito divertido! A pintura dos ovos pode ser uma programação super diferente para as crianças e envolver toda a família. Que tal experimentar aí no seu domingo de Páscoa?
Não precisa ser mestre em pintura pra entrar na brincadeira. Formas e desenhos simples também valem. O importante é se divertir. Foto acervo pessoal Darlene Zago

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias