CHOCOLATE

Dica de sobremesa para o almoço de Páscoa

Nem só de ovos de chocolate se faz uma Páscoa. Sobremesas simples feitas à base de chocolate também são boas opções para adoçar esse dia

A Páscoa é uma data que nos convida a uma profunda reflexão sobre a vida e os verdadeiros valores relacionados a ela. Embora tenha se tornado um pretexto para se esbaldar no chocolate, até mesmo a tradição dos ovos guarda um simbolismo relacionado ao nascimento. E já que os ovos significam muito mais do que comer o doce, você pode saciar a vontade de chocolate com outras sobremesas feitas à base dessa delícia.

Que tal substituir o ovo de chocolate por uma sobremesa feita por você? Foto: Clarissa Gomes

A pedido do “Você, Gastrô!”, a Casa Di Amici, das sócias Darlene Zago Dequech e Adriana Pergentino, criou uma receita feita com chocolate e que você pode facilmente reproduzir aí na sua casa. Vamos a ela?

Mousse de chocolate com café

INGREDIENTES

> Para o creme:

4 gemas

25g de açúcar

25ml de café expresso ou normal

2g de sal

170g de chocolate meio amargo em barra cortados em pedaços pequenos

 

> Para fazer as claras em neve:

2 claras

15g de açúcar

 

> Para finalizar:

85ml de creme de leite fresco ou nata

 

PREPARO

 

– Misture os ingredientes do creme, exceto o chocolate meio amargo, e leve ao banho-maria batendo com fuet até virar um creme. Retire do banho-maria e despeje sobre o chocolate. Mexa até que o chocolate derreta completamente e se incorpore ao creme. Reserve.

 

– Bata as claras em neve (que é quando ela fica bem firme a ponto de não cair do batedor) e misture ao creme de chocolate em 3 partes.

 

* Toque de chef: segundo Darlene, esse truque de não misturar tudo de uma vez garante que o creme fique bem aerado, do contrário, ele murcha, desanda, e perde aquela cremosidade máxima. Reserve.

 

– Bata o creme de leite fresco até que ele fique bem firme. Incorpore ao creme de chocolate delicadamente.

* Dica da especialista: o creme de leite uht (aquele de caixinha que você encontra no supermercado) não tem quantidade suficiente de gordura para sustentar a cremosidade do mousse. Então, vale a pena usar o creme de leite fresco.

 

Mistura pronta, refrigere antes de servir. Na hora de levar à mesa, é só decorar como você preferir!

Abuse da criatividade na hora de decorar e ganhe pontos na apresentação. Foto-Clarissa Gomes

Outra versão dessa mesma receita substitui o café pela laranja. Basta fazer essa pequena alteração nos ingredientes do creme:

 

4 gemas

25g de açúcar

45ml de licor de laranja

15ml de suco de limão

50ml de suco de laranja

 

O restante dos ingredientes e o modo de fazer é igualzinho à receita anterior.

 

Uma excelente Páscoa pra vocês!

Carregando