Receita de peru beer de Natal

A receita especial leva cerveja e dá um gostinho ainda mais especial ao prato

Reprodução

Peru Beer de Natal

O chef e sommelier de cervejas Guilherme De Rosso, supervisor do curso de Beer Sommelier do Centro Europeu de Curitiba (PR), preparou uma receita especial para o Natal: Peru Beer de Natal, que leva cerveja e dá um gostinho ainda mais especial ao prato.
Ingredientes marinada peru:
· 1 L de cerveja do estilo “Christmas Ale” ou Dubbel
· 1/4 de xícara de Sal Kosher ou do Himalaia
· 1/4 de xícara de açúcar mascavo
· 2 machos de tomilho
· 2 cabeças de alho esmagado
· 1 colher de sopa de pimenta do reino preta
· 1 colher de chá de pimenta chilli
· 4 cebolas médias em cubos
· 2 cenouras médias em rodelas
· 3 folhas de louro
· 1 laranja em rodelas
· 1 xícara de gelo
Modo de preparo:
Em uma panela coloque todos os ingredientes menos o gelo e a cerveja. Leve a fogo médio por aproximadamente 10 minutos ou até o sal e o açúcar dissolverem e os aromas se fundirem com mais facilidade. Separe e deixe esfriar. Após isso adicione p gelo e a cerveja.
Em um Ziploc grande ou num balde coloque o peru, já previamente limpo e a marinada. Deixe-o marinando por aproximadamente 24 horas. Virando a cada 3 horas, para que a marinada atue igualmente em todas as partes do peru. Após isso, tire o peru da marinada e seque a pele com pano ou papel toalha para que, no forno, forme aquela casquinha. Caso queira, abra pequenos cortes começando perto do pescoço, na pele e coloque entre a carne e a pele, fatias de bacon, para que a carne fique macia e a pele ainda mais crocante.
Amarre o peru com barbante para manter sua forma. Antes de colocá-lo no forno, deixe ele descansar em temperatura ambiente por 1 hora, para que asse de forma igual. Pré-aqueça o forno a 180C e coloque o peru. Caso tenha um termostato que vá no forno, espete-o na parte maior do peito, para que a carne chegue a aproximadamente 71C. Quando atingir essa temperatura tire do forno e deixe finalizar fora do forno para chegar a uma temperatura aproximada de 75C e deixar a carne macia, além de não perder seu suco interno, antes de servir. Caso não tenha o termômetro espeto, para um peru de 7 – 9 kgs, 3 a 3 1/2 horas, num forno a 180C, devem ser suficientes para atingir a temperatura interna desejada.
Recheio de Farofa
Ingredientes:
· 250 g de farinha de mandioca ou de milho
· 200g de bacon
· 300g de miúdos de frango da sua preferência
· 1 xícara de marinada do peru
· 1 cenoura picada
· 1 cenoura em cubos
· Cebolinha
· Sal e pimenta do reino
· 200g de milho cozido
Frite o bacon e acrescente os miúdos. Acrescente a cebola, a cenoura e o milho. Deixe dourar um pouco e acrescente a farinha. Aos poucos coloque a marinada do peru até deixar a farofa úmida. É importante deixar a farofa bastante úmida para que não roube suco ou umidade da carne, deixando-a seca. Por último acrescente a cebolinha e é só rechear o peru.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias