Outros tipos de leite para quem é intolerante à lactose

A partir de castanha, inhame, coco e outros vegetais é possível produzir tipos de leite que são indicados para quem é intolerante à lactose ou não

Reprodução

Dados da Federação Brasileira de Gastroenterologia mostram que até 40% da população brasileira têm intolerância à lactose. Antes restrito a um nicho do mercado, produtos feitos para esse perfil de consumidor passam por um momento próspero.
Engana-se quem pensa que encontrar substitutos para a bebida alva é uma tarefa inglória. É o que defende Pedro Coe, chef do Bálsamo SPA Congelados. Ele faz leite de quase tudo: inhame, coco, amêndoa, castanha e até de arroz.
Basta água morna, a matéria-prima desejada e um pouquinho de tempo para bater e coar. “O segredo é utilizar um coador de voal. Mas outros substitutos fáceis são panos de prato ou peneira”, simplifica. Em alguns minutos, ele cria alternativas harmonizáveis com toda sorte de receitas.
Harmonização
O leite de coco, por exemplo, não é bom para ser tomado puro por conta da quantidade de gordura. Mas, na cozinha quente, combina com moquecas, arroz (experimente com um toque de cardamomo), bobós, creme de mandioca e sopas.
Com baixa concentração de carboidratos, o leite feito a partir de amêndoas serve para tomar puro, com café ou achocolatado. Também vai bem em pães e bolos. As combinações são infindáveis.
“Na naturopatia, acreditamos que não existe ‘intolerância’ à lactose. A verdade é que o ser humano só produz a lactase, enzima que digere a lactose, até os 7 anos de idade. As pessoas continuam tomando ao longo da vida e por isso têm problemas. Nenhum outro animal toma leite após a fase de lactação”, defende.
Receitas

Leite de coco
Ingredientes
l 60g de coco fresco em pedaços
l 300ml de água
Modo de fazer
Coloque o coco seco na boca do fogão, com cuidado, até ele tostar. Assim, fica mais fácil separar a polpa da casca. Bata os dois ingredientes no liquidificador até ficar homogêneo. Coe, com auxílio de um coador de voal. Com o que sobrar, dá para rechear tapioca
ou com cuscuz.

Leite de amêndoa
Ingredientes
l 60g de amêndoas em
l 300ml de água
Modo de fazer
Em um recipiente, deixa as amêndoas de molho em água quente por 5 minutos (se tiver tempo, coloque por 12 horas, pois elas absorvem a água e batem com mais facilidade). Descasque. Bata no liquidificador e coe.
O bagaço pode virar farinha.
É só tostar em uma frigideira e armazenar em pote hermético.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias