À moda Coimbra: Receita de peixe-serra ao molho de pimentão

Readaptações de pratos maranhenses caem no gosto dos clientes da Cozinha Coimbra

Reprodução

Cozinheiro por amor, Paulo Coimbra há dois anos decidiu largar o mundo executivo e abrir a Cozinha Coimbra, onde é o chef e se dedicar à culinária maranhense, com um toque contemporâneo que permite releituras e adaptações criativas, que surpreendem o paladar.
No pequeno e simpático restaurante, as mesas são substituídas por bancadas e as cadeiras por banquetas. Na parede, louças e quadros arrematam a montagem do ambiente que acomoda simultaneamente sete pessoas, mas abre espaço para pedidos que são entregues na casa do cliente. O delivery, por questões de qualidade do prato, atende somente o bairro Cohatrac, onde o restaurante está instalado.
Uma das receitas de sucesso da casa é o peixe-serra frito ao molho de pimentão. O prato simples de fazer requer ingredientes fáceis de encontrar no mercado e poucos minutos de preparo. Para acompanhar, Paulo sugere arroz de cuxá e salada francesa, feita com repolho-roxo, cenoura e presunto.


Peixe-Serra ao molho de pimentão
Peixe-serra
2 dentes de alho
1 limão
Sal
Pimenta-do-reino
Curry
Pimenta-síria
Farinha de trigo para empanar
Azeite de oliva extravirgem
Molho de pimentão
1 pimentão nas cores amarelo, vermelho e verde pequenos
1 pimenta-de-cheiro
50g de alho porró
Meia cebola picada
Meia caixinha de creme de leite
1 colher de azeite de coco babaçu
250ml azeite de dendê

Modo de preparo
Peixe-serra
Limpe e corte o peixe em postas, adicione os dois dentes de alho picados em todas as peças, acrescente o suco de um limão, sal e pimenta-do-reino a gosto, uma pitada de pimenta-síria, curry e deixe descansar por 15 minutos. Empane as postas na farinha de trigo e leve ao fogo no azeite de oliva extravirgem quente. Após a fritura, reserve.
Molho de pimentão
Em uma panela, coloque o azeite de coco babaçu, refogue os pimentões em cubos com a pimenta-de-cheiro com as sementes, alho-porró e a cebola. Acrescente o azeite de dendê e misture, depois acrescente o azeite de oliva extravirgem, sal e deixe por alguns minutos para liberar a água dos itens sólidos.
Bata a mistura no liquidificador até virar uma pasta, depois volte para a panela e acrescente o creme de leite, que também pode ser substituído por leite de coco, misture tudo e deixe o molho reduzir e está pronto.
Montagem
Coloque o molho em cima do peixe frito e sirva de preferência com arroz de cuxá.

Chef Paulo Coimbra ( Paulo Malheiros)

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias