Veja sete receitas deliciosas para quem mora sozinho

Lista traz opções práticas e acessíveis para quem mora sozinho e deseja abandonar a comida congelada, o macarrão instantâneo e os fast-foods

Reprodução

Independência, ausência de cobranças, liberdade de trazer os amigos a qualquer hora e decorar o lugar com a sua cara, sem bagunça dos outros… Esses são os conhecidos benefícios de quem decide morar sozinho. Por outro lado, se alimentar corretamente pode virar um desafio ou mesmo uma questão de sobrevivência.
Depois de algum tempo comendo congelados, conservas e fast-foods, o corpo passa a pedir por alimentos mais saudáveis, ainda que o bolso, na maioria das vezes, não permita comer em bons restaurantes diariamente.
Pensando no “drama” vivido por aqueles que moram sozinhos, O Imparcial preparou uma lista com receitas práticas e deliciosas que podem ser feitas em porções adequadas a quem mora só e não deseja desperdiçar comida. Leia as receitas, prepare a lista para o supermercado e dê boas vindas a uma nova vida com comidas de verdade.
Escondidinho de carne com purê de abóbora
500 gramas de abóbora picada ou batata salsa
1 colher de sopa de cream cheese
300 gramas de carne moída
1/2 unidade de cebola picada
1 unidade de tomate picado
Sal, manjericão e noz-moscada a gosto
Modo de preparo: Cozinhe a abóbora ou a batata até ficar bem molinha. Bata no processador com o cream cheese, o sal e a noz moscada até formar um purê. Refogue a carne com o sal, o manjericão e o tomate. Reserve. Faça uma camada com o purê, coloque a carne moída por cima e faça outra camada com o resto do purê. Leve ao forno por 10 minutos.
Galinhada
200 gramas de frango preferencialmente pedaços como coxa e sobrecoxa
1/2 xícara de chá de arroz
2 colheres de sopa de alho picado
1/2 xícara de chá de cebola picada
1 copo de caldo de frango
1 colher de sopa de colorau ou páprica doce
1/2 xícara de chá de milho verde
Tomilho, alecrim, sal e pimenta a gosto.
Modo de preparo:
Doure os pedaços de frango na panela quente com um fio de azeite de oliva e reserve. Na mesma panela, adicione cebola e alho e deixe dourar. Coloque o arroz, mexa bem e volte a adicionar o frango à panela. Acrescente o caldo, o colorau ou a páprica e deixe cozinhar até obter uma consistência cremosa.
 
 

Galinhada

Parpadelle Caprese
200 g de papardelle cozido.
60 g de mussarela.
100 g de brócolis cozido.
150 g de molho de tomate.
lâminas de amêndoas a gosto.
Modo de Preparo: Coloque o papardelli cozido no prato, acrescente brócolis e mussarela. Adicione o molho de tomate bem quente e decore com as lâminas de amêndoas.
Rendimento: 1 porção.
Parpadelle Caprese

Estrogonofe de filé
150 g de filé cortado em tirinhas.
1 colher (sopa) de cebola picada.
1 colher (sopa) de azeite extravirgem.
100 ml de creme de leite fresco.
30 g de champignon.
10 g de mostarda.
1 colher (sopa) de conhaque.
5 g de páprica doce.
1 colher (sopa) de molho inglês.
Sal e pimenta a gosto.
Modo de Preparo:
Em uma frigideira, coloque o azeite e a cebola, e refogue. Depois, coloque a carne e refogue um pouco mais. Flambe com o conhaque. Acrescente a páprica, a mostarda, o molho inglês, o creme de leite e o champignon, e deixe reduzir. Sirva com arroz branco e batata palha.
Estrogonofe de filé

Bife à marinheiro
2 colheres (sopa) de azeite.
4 bifes de coxão mole pequenos.
2 tomates em rodelas.
1 cebola em rodelas.
2 batatas grandes em rodelas.
1 tablete de caldo de carne.
1/2 copo de vinho branco seco.
1/2 xícara (chá) de água fervente.
Modo de Preparo:
Em uma panela de fundo largo, coloque 1 colher (sopa) de azeite. Distribua uma camada de bifes, uma de tomate, uma de cebola e uma de batata. Dissolva o tablete de caldo de carne na água fervente. Acrescente o vinho e misture bem. Despeje metade desse líquido sobre as camadas da panela. Regue com um pouco do azeite restante. Repita mais uma vez as camadas, junte o resto do líquido e torne a regar com o azeite. Tampe a panela e leve ao fogo baixo por aproximadamente 40 minutos. Sirva acompanhado de arroz branco e salada verde.
Rendimento: 2 porções.
Bife à marinheiro

Lombo ao molho de cerveja preta
250 gramas de lombo suíno cortado em cubos
1/2 unidade de Cebola roxa picada
1/2 unidade de cenoura cortada em rodelas
1/2 talo de alho-poró fatiado
1 pitada de páprica picante
1 garrafa de cerveja escura (de preferência cream porter)
Sal a gosto
Modo de preparo: Coloque o lombo, a cebola, o alho-poró, o sal e a páprica em uma travessa com metade da cerveja e deixe marinando por uma hora. Retire os cubos da marinada e refogue-os até dourarem. Adicione a marinada, a cenoura e o restante da cerveja e deixe cozinhando por uma hora ou até a carne ficar bem macia e o molho reduzir. Sirva com purê de batatas. Rendimento: 1 porção.
Lombo ao molho de cerveja preta

Filé mignon ao molho de cogumelos
300 gramas de filé mignon fatiado em escalopes.
1 xícara de cogumelo tipo shimeji.
1 xícara de cogumelo tipo Paris.
1 colher de sopa de manteiga.
150 ml de creme de leite.
1 colher de sobremesa de queijo gorgonzola.
Cebolinha, salsinha e alho a gosto.
Modo de preparo: Sele a carne de todos os lados em uma frigideira bem quente. Em outra frigideira aquecida, coloque a manteiga e junte os dois tipos de cogumelo. Salteie os cogumelos e junte o alho bem picadinho. Acrescente o creme de leite fresco e coloque o queijo gorgonzola para dar cremosidade. Finalize com cebolinha e salsinha picadinha. Deixe reduzir e sirva quente acompanhado de arroz branco e creme de milho.
Rendimento: 2 porções.
Filé mignon ao molho de cogumelos

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias