RECEITA

Torta de laranja, cenoura e coco

Uma boa ideia para uma mesa de festa

Esta torta de laranja, cenoura e coco implica alguma técnica ou prática – portanto não arrisque a primeira vez num jantar de cerimónia -, mas o esforço compensa.

Ingredientes

600 g cenouras
250 g laranja
1 c. chá sal
160 g açúcar
4 c. sopa coco ralado
4 ovos L
60 g farinha de trigo
Preparação

1. Preaqueça o forno a 180ºC.
2. Num tacho, ferva as cenouras peladas e cortadas em pedaços com o vidrado da casca de 1 das laranjas em água temperada com o sal, cerca de 20 minutos ou até estarem tenras. Elimine a água, escorra e liquidifique.
3. Descasque as laranjas, eliminando as películas brancas, corte-as em pedaços para dentro do liquidificador, adicione o açúcar e 2 colheres de sopa de coco ralado e triture. Deixe arrefecer um pouco, adicione as gemas e a farinha e volte a triturar até estar envolvido.
4. Bata as claras em castelo e adicione-lhes, a pouco e pouco, a mistura triturada, envolvendo delicadamente.
5. Deite a massa num tabuleiro previamente untado e forrado com papel vegetal e leve ao forno cerca de 20 minutos. Vire o tabuleiro sobre uma folha de papel vegetal polvilhada com o restante coco ralado e deixe arrefecer um pouco.
6. Retire o tabuleiro e o papel vegetal e enrole cuidadosamente a torta com a ajuda da outra folha de papel ou uma toalha de cozinha. Apare os topos da torta.

Carregando