Chef Luciano Rosa ensina a fazer um bacalhau à portuguesa

Luciano Rosa ensina a preparar receita com o peixe que é simples e pode deixar o almoço ainda mais saboroso

Foto: Karlos Geromy

Foto: Karlos Geromy

A utilização do bacalhau em receitas é muito comum neste período do ano. A iguaria, vendida em pedaços, é ideal para pratos como tortas, moquecas, bolinhos ou preparada no forno com legumes. Essas são algumas das receitas comuns no Brasil, apesar de Portugal ainda ser o maior mercado consumidor do produto.
Para o almoço de Páscoa, o chef Luciano Rosa, do Spazio Hiper Mateus, repassa o passo a passo do Bacalhau à Portuguesa. “Esse prato é recomendado para o almoço de Páscoa, momento propício para apreciar um bom bacalhau. É importante escolher os produtos certos, deixar tudo no ponto ideal, que a receita não vai ter erro”.
O prato é rápido e simples de fazer, e pode ser acompanhado com arroz branco e purê de batatas e, para beber, um vinho branco.
Foto: Karlos Geromy

Bacalhau à portuguesa
Ingredientes
150g de cebola
100g de pimentão vermelho
100g de pimentão amarelo
50g de pimentão verde
10g de alho crocante
20g de uvas passas pretas
200g batata inglesa cozida na água com açafrão
150g de tomate
70g de azeitonas verdes
70g de azeitonas pretas
300g de bacalhau dessalgado
200ml de leite de coco
200ml de azeite de oliva extravirgem
Ovos cozidos a gosto
salsa, manjericão e pimenta a gosto

Modo de preparo

Aqueça uma frigideira grande e funda com um pouco de azeite de oliva, acrescente a cebola, o bacalhau dissalgado em postas médias e distribua na frigideira. Regue o bacalhau com mais azeite e acrescente os pimentões vermelhos, amarelos e verdes. Adicione com cuidado as batatas inglesas, espalhando na frigideira, as azeitonas, tomate, leite de coco e o azeite e misture-os lentamente.
Diminua o fogo e tampe a frigideira por pelo menos 10 minutos. Finalize acrescentando o manjericão, uvas passas, ovos cozidos em pedaços e finalize com um mix de pimentas.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias