A experiência do Chef Júnior Belém

A partir de hoje, vamos contar a história dos chefs que estão fazendo a diferença na culinária do Maranhão

Reprodução

Chef Júnior Belém estreia o nosso especial

A nossa equipe começa hoje um especial para conhecer os chefs de cozinha de São Luís, responsáveis por encantadores pratos da mais alta gastronomia com a mistura, é claro, do tempero maranhense.
Vamos conhecer o chef Júnior, que atualmente está à frente da gastronomia do Bistrô Quintalão, localizado na Ponta d’Areia.
Quando começou o seu interesse pela gastronomia?
Chef Júnior Belém – Comecei no final de 1993, quando dei início ao curso de cozinheiro no restaurante escola Senac.
Se fosse escolher uma receita entre todas que preparou até hoje, qual você classifica como a grande marca do Júnior Belém?
J.B – Olha, fica meio difícil. São tantas e amo tudo que faço com frutos do mar, mas vou te citar uma: vieiras grelhadas com molho de caipirinha, musseline de mandioquinha e ovas de capelim, algas marinhas.
Na cozinha de casa você também é o chef?
J.B – Nada, dou uns toques, mas não me envolvo muito em casa, mas com as compras, sim, por conhecer mais de legumes e verduras.
Quais os seus pratos preferidos?
J.B –  Amo massa e simples.
Qual o maior desafio para se tornar um chef?
J.B – Chef é um posto que chegamos com muito trabalho, muita dedicação, muitas horas de trabalho e muita disciplina. É humildade, sou mesmo um cozinheiro com algumas responsabilidades a mais.
Como é o chef Júnior Belém na cozinha dos restaurantes?
J.B – Cobro bastante que preze pela qualidade, padrão e frescor dos ingredientes e dessa forma chegamos ao sucesso do nosso trabalho. Na cozinha não existe outro caminho ao sucesso se não for com muita cobrança.
Quais chefs te servem de inspiração e por quê?
J.B – Primeiro no Brasil Alex Atala e o chef que trabalhei na Espanha Santi Santamaria com 3 estrelas Michelin e alguns outros que se citar o nome ficará longa a resposta.
Dê um conselho para os nossos leitores e apaixonados por culinária
J.B – Cozinha é umas das grandes artes no mundo. Temos que amar de verdade para praticarmos no dia a dia. É tudo de bom e amo o que faço cada dia mais.
O Júnior Belém foi o nosso primeiro entrevistado e se você tem também uma dica de chefe, pode sugerir através das nossas redes sociais. No Instagram basta enviar uma mensagem para @vocegastro.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias