Gastronomia do Maranhão é destaque no Rio de Janeiro

Símbolo da identidade do Maranhão, os ingredientes, as receitas, os métodos de cozimento adotados no estado, confirmam a gastronomia como manifestação cultural.

Reprodução

A gastronomia maranhense conquistou os paladares dos visitantes do Restaurante-Escola do Senac Downtown no Rio de Janeiro entre os dias 28 e 29 de novembro, durante a Semana da Gastronomia Regional. O evento ocorre desde 2016 e tem o intuito de dar visibilidade à culinária, turismo, artesanato e cultura dos estados participantes.

Símbolo da identidade do Maranhão, os ingredientes, as receitas, os métodos de cozimento adotados no estado, confirmam a gastronomia como manifestação cultural.

Além de um buffet com pratos que traziam as peculiaridades de ingredientes nativos do Maranhão servidos durante os dois dias de evento para mais de 250 pessoas, um ambiente decorado com itens regionais também promoveu a cultura do Estado.

Maria Aquileia Pereira Lacerda, aposentada pelo Tribunal de Justiça, maranhense que reside no Rio de Janeiro há mais de 30 anos, participou pela primeira vez do evento e ficou animada com a oportunidade de relembrar o sabor da comida do Maranhão. “Fiquei maravilhada quando vi a gastronomia da minha infância aqui no restaurante, é muito especial o Senac proporcionar essas coisas maravilhosas do Nordeste e, principalmente, do meu estado, o Maranhão. Amei”, disse.

Entre os pratos servidos durante a Semana de Gastronomia Regional estavam a salada de abóbora com alho, arroz com toucinho, torta de caranguejo, galinha caipira com pirão, peixada maranhense, arroz com cuxá, patinhas de caranguejo com molho vinagrete, caruru maranhense, caldeirada de camarão e a tradicional farinha d’ água. Já para as sobremesas, o pudim de tapioca, o creme de bacuri e o rocambole com recheio de doce de cupuaçu fizeram sucesso com os consumidores.

Ainda como parte do evento, os instrutores de Educação Profissional e cozinheiros Raimundo Rodrigues, Renata Fernandes e Igor Henrique, ministraram aula-show com o objetivo de criar um espaço para aprendizado e troca de experiências entre alunos e egressos da Instituição, empresas pedagógicas, professores e parceiros do mercado gastronômico.

O Maranhão participou pela terceira vez do evento que além de conquistar os paladares, disseminam conhecimentos e aprimoram os profissionais que participam do evento. No Restaurante Escola Senac Downtown do Rio de Janeiro, o evento acontece desde 2015 e já foram apresentadas ao público as culinárias dos estados de Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Santa Catarina.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias