Chef do Mateus disputa chance de representar Maranhão no Dólmã

Um dos três chefs na disputa para representar o estado no prêmio nacional de gastronomia é Luciano Rosa, chef executivo do Grupo Mateus

Reprodução

Ao lado de mais dois profissionais, Luciano Rosa, chef executivo do Mateus, é um dos indicados para representar o Maranhão no Dólmã – prêmio máximo da gastronomia brasileira. Cozinheiro há quase 30 anos, sua paixão pela culinária começou na infância.
Quando criança, Luciano morava em São Paulo com a mãe, que sustentava a família sendo costureira. Assim, o pequeno chef conheceu seu talento na cozinha: para ajudar na casa, tinha que preparar as refeições – que eram constantemente elogiadas.

Arquivo Pessoal


Durante 11 anos, foi chef da empresa Unilever das regiões Norte e Nordeste. Ao chegar em São Luís, fundou o Spazio, espaço do Mateus “onde a gente tenta ‘gourmetizar’ ingredientes maranhenses”, explica.
Por seu dom da inovação e seu encanto pelos sabores do Maranhão, o chef não economiza na hora de usar o tambaqui, a vinagreira, o camarão seco, a banana da terra e a carne de sol como itens constantes em suas receitas – que resultam em pratos deliciosos e bonitos aprovados por todos que têm a chance de saborear a refeição à la Spazio.
Chef Luciano Rosa no Spazio, do Mateus. (Arquivo Pessoal)

Dólmã

“Gostaria de representar e colocar os itens maranhenses onde eles merecem estar”, conta, motivado com a indicação ao prêmio Dólmã. “Eu quero poder horar cada um [chef maranhense]. O que me dá prazer, hoje, é dividir meu conhecimento”.
A votação para decidir quem dos três chefs maranhenses representará o estado no Dólmã vai até amanhã, 5, às 23h59 da noite. Clique aqui e vote no que você achar que melhor representa nossa terra!

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias