Receita de Caldo de Mariscos por Izabel Funo

Que tal aprender uma das receitas apresentada no Festival Gastronômico Mercado das Tulhas?

Reprodução

Durante o último festival gastronômico sediado em São Luís, pesquisadores, chefs e gastrônomos apresentaram receitas que encantaram a todos que estavam presentes. Mas, se você não conseguiu provar todos os deliciosos pratos, o Você, Gastrô! te ajuda a ficar por dentro do cardápio maranhense que foi destaque no evento.
O Caldo de Mariscos é uma ótima opção de prato principal, tanto bela bela apresentação, quanto pelo sabor marcante. Veja como fazer!

Ingredientes


100 g de sururu
100 g de siri
100 g de sarnambi
200 ml de coco
150 g de macaxeira (ou batata)
50 g Amendoim
50 g Castanha
1 cebola média picada
1 tomate médio picado
Pimenta murici agosto
Pimenta de cheiro
Alho a gosto
Urucum a gosto
Coentro a gosto+
Pimenta do reino a gosto
300 ml de caldo de apara de pescado
Limão a gosto

Modo de preparo

Tempere as carnes de siri, caranguejo, sururu e sarnambi com sal, limão, pimenta do reino e reserve.
Bata os seguintes ingredientes no liquidificador: Amendoim; castanha; cebola; tomate; pimenta murici; pimenta de cheiro e coentro.
Aqueça uma panela com azeite, acrescente o alho, corante e as carnes de mariscos e mexa. Após 3 minutos acrescente os ingredientes batidos no liquidificador e deixe ferver por 5 minutos.
Posteriormente passe parte dessa mistura para o liquidificador, acrescente a batata ou macaxeira e bata, em seguida retorne esse essa mistura para panela e coloque o leite de coco. Prove e ajuste o sal e o limão. Na hora de servir acrescente coentro picado.

Bom apetite!

Quem é Izabel Funo?


Izabel é pesquisadora, atualmente, é professora do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão. Tem experiência na área de Recursos Pesqueiros e Aquicultura, com ênfase em maricultura, atuando principalmente na área da malacocultura (cultivo de moluscos).
Possui graduação em Ciências Aquáticas pela Universidade Federal do Maranhão (2004), mestrado em Recursos Pesqueiros e Aquicultura pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2006), especialização em Cultivo de Moluscos Comerciais pela Universidade Católica do Norte – UCN/Chile (2006) e em Sistema Produtivos em Aquicultura pela Universidade de Concepción – Chile (2006); Doutorado em Recurso Pesqueiro e Aquicultura pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2016).

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias