Como montar a mesa de jantar?

Tem dúvidas quanto as regras de etiqueta? Aprenda a montar uma bela mesa para receber convidados

O casal foi preso em flagrante. (Foto: Reprodução)

Ao receber os amigos em casa, uma das maiores dúvidas é: “Como organizar a mesa de jantar?”. Existem regras de etiqueta que facilitam a organização de itens à mesa, além disso, tornam o ambiente mais bonito e agradável para os convidados. Para que você nunca mais fique sem saber de que lado colocar o garfo, selecionamos dicas valiosas para aprender e não errar mais.

Posição dos talheres

Do lado esquerdo do prato coloque o garfo, a colher e faca ficam do lado direito, com as serras de corte voltadas para o prato. A colher de sobremesa deve ficar acima do prato, na horizontal.

Taças

As taças e copos devem ficar no canto superior direito, a ordem correta é colocar primeiro a taça de água, depois a de vinho.

Qual a forma certa de usar guardanapos?

Não misture o guardanapo de papel com o guardanapo de tecido. Utilize um ou outro. Em qualquer um dos casos, posicione-o no centro do prato.

Qual toalha de mesa utilizar?

Se é um jantar formal, o melhor é escolher tons pastéis ou uma toalha branca. Mas, se é um encontro mais despojado, invista em um estilo marcante e combine diferentes tons e texturas. Outra opção é deixar a mesa exposta, para dar o contraste, utilize um belo jogo americano.

Cuidado com os enfeites

Pode parecer tentador utilizar as mais bonitas flores e velas, mas tenha cuidado para não pesar o ambiente. Assim, você pode dificultar o acesso às refeições e até o diálogo durante o jantar.

Itens necessários

Lembre-se de colocar temperos à mesa: saleiro, pimenteiro, vinagre, azeite. Podem estar em uma cesta ou em outro suporte especial.
 
 
 

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias