Facas artesanais: o que são e para que servem

A cutelaria está ligada a cultura gaúcha e é um verdadeiro fascínio para quem admira cortes de carne e atividades do campo

Reprodução

A cutelaria consiste na produção de facas com aço carbono e sob demanda. Pensando na finalidade da faca, o cuteleiro projeta o design para atender da melhor forma à finalidade, seja na cozinha ou em atividades do campo.
Hiroshi, cuteleiro, afirma que público de São Luís gosta de um bom churrasco e esta é a principal solicitação que recebe para a produção das facas artesanais. Outros fins comuns são: pratica de camping e bushcraft.

Cada lâmina demora em média uma semana para ficar pronta, mas, a depender do grau de dificuldade e detalhes, pode demorar um pouco mais.

Por que facas de aço carbono?

Facas de aço inoxidável são as mais comuns, mas a lâmina que melhor corta é a de aço carbono. Os aços em uso hoje no Brasil ficam entre 0,6% e 2,15% de carbono, acima disto existem alguns poucos aços produzidos à partir de pós e que chegam por volta de 2,5% de carbono.
Algumas pessoas procuram facas com mais aço, acreditando que não perderão o corte. Mas, aços duros costumam também ser quebradiços. Quanto maior a dureza menor a flexibilidade. Siga a dica do Cuteleiro e tenha a melhor faca, de acordo com a sua necessidade.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias