8 dicas para economizar gás de cozinha

Quem cozinha bastante em casa, já deve ter sentido os impactos do reajuste. Selecionamos dicas para manter bons hábitos e economizar no gás

Reprodução

Durante o ano de 2018 já passamos por vários reajustes no ramo da alimentação, um dos maiores impactos foi no preço do gás de cozinha, que sofre mudança de preço a cada três meses. Na última correção, em julho, o aumento foi de 4,4%. Pensando nisso, selecionamos algumas dicas para economizar enquanto cozinha em casa.

Só não vale economizar no gás e estragar comida!

1) Não tenha medo da panela de pressão.

Por que passar horas cozinhando feijão ou a carne na panela normal se você pode resolver tudo com a panela de pressão durante 10 minutos? No caso do feijão, deixe-o de molho de um dia para o outro e depois o coloque na pressão. Funciona!

2) Conte o tempo e feche o forno!

Todo mundo sabe que as receitas de forno são uma delícia, mas, gastam mais gás. Para minimizar este problema, não abra o o forno toda hora para ver se já está pronto. Siga a receita, conte o tempo e confie no seu feeling.

3) Tá na hora de substituir as panelas?

Dizem que panela velha que faz comida boa, mas, elas também podem fazer com que você gaste mais. Isso acontece por conta do desgaste, que acontece com o tempo. Atualmente, os materiais das panelas também são mais resistentes e melhores condutores de calor, para a comida ficar pronta mais rapidamente.

4) Verifique a mangueira do botijão

Você sabia que o correto é trocar a mangueira a cada 3 meses? Além de ser uma questão que colabora para a economia, porque evita o vazamento e o desgaste, também é super válido para sua segurança.

5) Mantenha o fogão limpo

Os restos de comida podem impedir a passagem do gás, assim, os alimentos demoram mais para serem cozidos, e com o tempo, você pode até ter problemas maiores.

6) Não tenha preguiça de cortar os legumes

Quanto maiores os alimentos, mais tempo leva para que estejam cozidos. Vale a pena se dedicar 5 minutos a mais antes de colocar no fogão e economizar 20 minutos de cozimento.

7) Cozinhe o macarrão com fogo desligado

Não precisa deixar o macarrão no fogo ligado, adicione a água e deixe ferver, depois adicione o sal e a massa. Desligue o fogo e tampe a panela pelo tempo indicado na embalagem.

8)  Nem sempre o melhor é usar o fogo alto

Manter o fogo alto não faz com que a comida fique pronta mais rápido. Muitas vezes, só colabora pra que mais água se evapore. Outra consequência que também pode acontecer é queimar o fundo da panela e causar um desastre.

 
 

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias