Inscrições abertas para o Festival Mercado das Tulhas

O espaço promove interação entre profissionais do setor de alimentos e bebidas e a sociedade, enaltecendo a culinária maranhense

Leonardo Mota, Raysa Guimarães, Carina Andrase e Verônica Teles

Apresentando uma nova tendência de eventos gastronômicos do Maranhão, o Festival Mercado das Tulhas ocorrerá de 28 a 30 de agosto, gratuitamente, no Centro Histórico. Com o tema “Maranhão: Danças e Festas”, o evento promete impulsionar a cultura, o turismo, a arte e a gastronomia maranhense.
Esta será a primeira edição do Festival – promovido pela Associação Maranhense de Artesãos Culinários (AMAC) – e o objetivo principal é incentivar o potencial e as peculiaridades da culinária de origem maranhense, tornando-se um elo entre o produtor, a cozinha tradicional e o consumidor final afim de promover um verdadeiro festival de sabores para turistas, visitantes, professores, estudantes e comunidade em geral.

Além de aulas show, haverá discussões sobre uso integral do alimento, haverá um passeio gastronômico pelas ruas históricas de São Luís.

Segundo o chef e coordenador do evento, Júnior Ayoub:

“O Festival busca contribuir para a valorização da gastronomia do estado, propiciando um espaço para a interação entre profissionais de empreendimentos do setor de alimentos e bebidas e a sociedade, enaltecendo a culinária tradicional em novas preparações, com a presença das características histórico-culturais culinárias”.

Clique aqui para inscrever-se.

A entrada será livre e apenas algumas apresentações serão limitadas. Na entrada do Grand São Luís, dia 28, haverá uma área de credenciamento e será necessário informar dados pessoais.

De acordo o diretor superintendente do Sebrae-MA, João Martins,  eventos como esse são fundamentais para desenvolver a cadeia produtiva e para fortalecer a riqueza cultural da gastronomia do estado, trazendo tendências e novas oportunidades de negócios seja diretamente para os empreendedores da área, como também para as cadeias do turismo e economia criativa.

“O Sebrae apoia e incentiva iniciativas que, como o Festival Mercado das Tulhas, promova a troca de conhecimentos, network e, principalmente, estimule o empreendedorismo e faça vitrine para os nossos produtos regionais ganharem o mundo”, frisou

Inscrições para o Festival
No dia 15, haverá o lançamento do aplicativo com mais informações acerca do festival e como acessá-lo será divulgado na página @amacmaranhao no Facebook e no Instagram @amac.ma.

As inscrições podem ser feitas neste link.

O evento que será um espaço para discutir a relevância e as interfaces da gastronomia maranhense como identidade cultural, com profissionais da gastronomia, turismo e instituições de ensino – conta com patrocínio do Grand São Luís Hotel e apoio institucional da Associação Comercial do Maranhão (ACM-MA) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), recebendo deste último também suporte técnico e científico, assim como dos parceiros, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) que realizaram ainda pesquisas e estudos, em conjunto com a AMAC, base do que será apresentado nas aulas.
A coordenadora e professora do curso técnico em cozinha do Campus São Luís – Maracanã do IFMA, Graziela da Silva Suzuki, acredita que a participação do IFMA no Festival é a oportunidade de apresentar à sociedade brasileira retorno de parte das contribuições que dá,

“Além de proporcionar aos nossos alunos a oportunidade de aprender com os chefs do Maranhão e convidados, que eles irão ‘degustar’ cada palavra, cada técnica apresentada e levar para vida esse conhecimento”, disse.

Outros parceiros fundamentais para a promoção do Festival são: Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MA), Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (SECTUR), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Social da Indústria (SESI), Fazenda Santa Maria, GUAAJA, Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), LABOTUR, PSIU e Sindicato dos Bares e Restaurantes do Maranhão (SINDEBARES).

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias