Festival Mercado das Tulhas

Chef Gopa vence o ENCHEFS 2018

Com muita autenticidade, a receita premiada foi a Moqueca Horta Maranhense, que encantou a todos pela bela apresentação e conceito irreverente

Grenffel, mais conhecido como Chef Gopa, é o vencedor do Enchefs Maranhão 2018. O Enchefs é um concurso gastronômico profissional, que seleciona representantes do estado para o Prêmio Dólmã 2018. Com o tema “Maranhão: O Novo Prato Típico”, os chefs precisavam produzir uma receita utilizando, pelo menos, um ingrediente maranhense, ou uma nova leitura de algum prato tradicional da culinária local. O grande marco do Chef Gopa é que todos os ingredientes utilizados na receita do prato vencedor são característicos da nossa região.

A Moqueca Horta Maranhense foi inspirada em lembranças da infância do Chef, além disso, seguiu a linha que o Gopa atua: culinária vegetariana e vegana. Mesmo sem diferença de categorias, a moqueca, que competiu com carnes, peixes e aves, sobressaiu entre todos. Entre os ingredientes utilizados constam: azeite de de Buriti, maxixe, quiabo, limãozinho, etc.

“É com grande expectativa que estarei pela segunda vez, consecutiva, representando o meu estado no Prêmio Dólmã 2018”, diz Chef Gopa no Mercado das Tulhas. Foto: Mariana Botão

Atendendo aos critérios de originalidade, criatividade e sabor, o Chef Gopa conta que utilizou a técnica da textura para promover mais sabor e garantir uma bela apresentação para a moqueca.

“Este título mostra que é possível encontrar alimentos de qualidade aqui, no Centro Histórico. Por isso, realizei pesquisas para desenvolver um prato em que todos os ingrediente sejam facilmente encontrados nas feiras maranhenses, no intuito de valorizar o Maranhão em todos os seus aspectos.” diz Chef Gopa.

Moqueca Horta Maranhense. Receita premiada no Enchefs MA 2018

“Cozinha Vegetariana não é só salada”

Gopa fez questão de ressaltar que é o prêmio é uma quebra de paradigma, é possível realizar um banquete onde o prato principal seja uma receita vegetariana. Para o chef, o vegetarianismo não é uma “dieta da moda“, e sim, uma consciência alimentar.

Quem é o Chef Gopa?

Foto: Mariana Botão

Vegetariano, há 25 anos dedica-se a projetos ligados à gastronomia, como cursos, palestras, eventos, jantares, almoços, entre outros. Foi monge por nove anos pela Instituição de Yoga Bhakti Yoga (ISKCON) onde aprendeu as técnicas da culinária indiana.

Membro da Associação Maranhense de Artesãos Culinários (AMAC), se destacou ficando em 3º lugar no Enchef 2017, concurso gastronômico maranhense e foi indicado ao prêmio Dólmã 2017 para representar o Maranhão.

Atualmente, desenvolve pesquisa com receitas que valorizam os ingredientes maranhenses, elaborando receitas e novas leituras de pratos.

Gopa gosta de provocar sabores e encantar com a culinária regional, brasileira e contemporânea, sua identidade na gastronomia. Um olhar vegetariano, na perspectiva moderna, valorizando os ingredientes locais: receitas autorais, como vatapá de buriti, ravióli de Juçara; moqueca a base de buriti, canjica vegana sabor do Maranhão.

Carregando