Café mais caro do mundo vem de fezes animais

Conheça o café mais caro do mundo: Luwak Coffee. O Brasil, inspirado na ideia, já criou o Jacu Coffee- produzido através das fezes do Jacu

Reprodução

Atenção apaixonados por café! Uma das bebidas mais caras do mundo é produzida com a ajuda de um mamífero chamado civeta. O animal lembra um gato, com hábitos herbívoros (que tem folha como principal elemento da alimentação). Ele engole os grãos de café, libera ácidos e enzimas durante a digestão e depois os elimina nas fezes. Isso fermenta o café naturalmente, e ainda, promove com aroma de frutas vermelhas e retira toda a acidez. O quilo do Kopi Luwak custa cerca de 500 doláres, ou seja: cerca de R$ 2.000 reais.

Civeta – uma espécie de gato herbívoro que adora grãos de café

O mais incrível é que os grãos ficam intactos, mesmo durante a digestão. Antes da comercialização, o café é higienizado, tratados e torrados. Atualmente, a coleta acontece na Indonésia e nas Filipinas. Em outros países, também existe um tipo similar de café, chamado weasel coffee, que possui grãos defecados por doninhas.
No Brasil, é possível encontrar no Espírito Santo o Jacu Coffee. Este grão também passa por fermentação natural semelhante ao do Kopi Luwak. Ele surgiu por conta dos jacus, animais que comiam a safra de café. Assim, o responsável pela fazenda se inspirou no café mais caro do mundo e produziu este café orgânico. Hoje, 250g do Café Jacu custa de R$ 200 a 300 reais.
Grãos de Café expelidos pelo Jacu (BR)

Grãos de Café expelidos pelo CIveto

 

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias