Semelhanças e diferenças entre a culinária do México e Brasil

Segunda-feira começa com jogo do Brasil x México. O “Você, Gastrô” preparou um duelo de sabores

Reprodução

Comida Mexicana (Foto: Reprodução)

Segunda-feira começa com jogo do Brasil x México. O “Você, Gastrô” preparou um duelo de sabores. Embora ambos países latinos, temos bastante diferenças entre a gastronomia brasileira e a mexicana, mas também várias semelhanças. Confira!

Comida com pimenta

Para os mexicanos, comida sem pimenta não presta. No Brasil, principalmente no Nordeste, também se come bastante pimenta e tempero. Sempre é bom ter um vinagrete apimentado para comer com churrasco e farofa, ou então como tempero de feijão ou carne/frango cozido. Já no México, a pimenta é bem mas presente e forte até mesmo que a da Bahia. Porém, a pimenta brasileira pode dar mais gastrite que chili mexicano.

Restaurante à kg

Nossa tradição de comer em restaurantes self-service com dezenas de opções de pratos para escolher e pagar pelo peso, não acontece no México. Nos restaurantes mexicanos são poucos os restaurantes com buffet, mas não é a kg; La Carte (com menu); ou de comida corrida (equivalente ao Prato Feito). Em algumas cidades é possível achar comidas para levar, em potes, com opções variadas. Outra coisa que lá não tem são restaurantes de rodízio, muito comuns no Brasil.

Comida brasileira (Foto: Reprodução)

Barraca na praia

A maioria dos brasileiros é acostumado a ir para a praia, comprar água de coco em uma barraca, ter ambulante vendendo queijo, ovos de codorna, camarão e o que mais tiver direito. No México é bem diferente a comida de praia. Pelo país ter uma grande infraestrutura turística, o que se encontra na praia são grandes restaurantes de resorts ou hotéis. Em algumas praias não turísticas, é possível encontrar pequenos restaurantes (mais próximos das nossas barracas), mas que ainda assim contam com grande infraestrutura. Bem diferente das milhares de opções das praias brasileiras, onde até vendedores ambulantes aceitam cartões de crédito.

Café da manhã

Mexicanos comem muito no café da manhã. Inclusive podem comer até pizzas como dejejum. Enquanto o brasileiro geralmente toma apenas café com pão, que nos faz sentir muita fome até a hora do almoço.

Beber muito

Tanto para brasileiros, quanto para mexicanos, qualquer motivo é motivo para beber. No México, as pessoas costumam comer acompanhado de Tequila. Enquanto no Brasil, se toma cerveja acompanhada de comida. Além de que não existe nada como uma cachaça para limpar o paladar.

Milho

O milho é quase patrimônio da culinária latina. Em diversos países tem alguma comida típica feita com milho, que não é diferente no México e Brasil. Aqui temos a pamonha, cuzcuz, mingau, entre muitas outras receitas preparadas com milho. No México também é bastante consumido, pois com ele são feitas as tortilhas, muito famosas no país e no mundo como representantes da comida mexicana, geralmente acompanhado de guaca-mole.

Beber na rua

Em vários países do México é proibido consumir bebidas alcoolicas nas ruas, e todo mundo respeita isso. Já imaginou como seria para o brasileiro não poder beber na rua? A Copa do Mundo mesmo é um ótimo pretexto para vestir a camisa da seleção, ir para a rua assistir o jogo ao lado de centenas de torcedores com uma latinha na mão? Não dá para imaginar brasileiro sem cerveja e rua, não é mesmo?

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias