O que você não pode comer no período menstrual

Existem alimentos que podem piorar esses desconfortos, evitá-los pode fazer a menstruação fluir de forma mais fácil

Reprodução

Foto: Reprodução

Só a mulher sabe como é estar menstruada. Corpo inchado, seios doloridos, cólicas, emoções desreguladas, absorventes e tudo mais que causa desconforto. Existem alimentos que podem piorar esses desconfortos, evitá-los pode fazer a menstruação fluir de forma mais fácil.

Alimentos açucarados

Sabemos que durante esse período, parece que você tem vontade de comer um caminhão de doces. Isso acontece porque as alterações hormonais durante a menstruação fazem os níveis de açúcar no sangue ficarem instáveis. Comer alimentos ricos em açúcar aumenta ainda mais essas flutuações dos níveis de açúcar no sangue, resultando em mudanças de humor e tensão frequentes. Por isso, é melhor não comer.
Além disso, o consumo de alimentos refinados ricos em açúcar pode contribuir para o desequilíbrio do sistema imunológico e para a fadiga.

Alimentos processados

Os alimentos processados são sempre uma escolha rápida e fácil, já que você não quer ter trabalho nesses dias, mas eles podem fazer você se sentir ainda pior durante sua menstruação. Alimentos enlatados e batatas chips contêm grandes quantidades de sódio, que pode causar desconforto e inchaço. Escolha alimentos saudáveis e lanches saudáveis, como frutas.

Alimentos ricos em gordura

Alimentos ricos em gordura têm uma forte influência sobre a atividade hormonal de seu corpo. O inchaço no corpo e sensibilidade nos seios estão ligadas a sintomas às alterações hormonais. Por outro lado, o consumo de uma dieta pobre em gorduras saturadas ajuda a reduzir os níveis de estrogênio em excesso.
Portanto, durante esses dias, é melhor evitar alimentos como cortes gordos de carne, produtos de leite integral, salsichas e hambúrgueres. Em vez disso, coma frutas frescas e legumes, cereais integrais, peixes e cortes magros de aves e carne.

Sorvete

Os produtos laticínios são ricos em gorduras e, portanto, têm os mesmos efeitos das carnes gordas. Claro, isso também vale para queijos e molhos. Ao cozinhar, tente evitar pratos de queijo ou cremosos, e se você realmente precisa de uma bola de sorvete, procure uma versão livre de lactose, e sem adição de açúcares.
Além de piorar a cólica, alimentos gelados fazem a dor ficar mais intensa. Então o ideal é que consuma coisas quentes.

Cafeína

Café é quase que produto obrigatório na mesa do brasileiro, mas a cafeína está presente naturalmente em muitos produtos, não só o café. Ele também é adicionado a vários produtos dietéticos e bebidas. Embora a cafeína afete as pessoas de forma diferente, pode contribuir para ciclos menstruais irregulares, piorar o humor, agitar, gerar dificuldades de sono e causar cólica menstrual. Para evitar esses riscos, limite a ingestão de bebidas energéticas, café, chá preto, refrigerantes, chocolate e doces com sabor de café.

Álcool

Qualquer forma de álcool aumenta a depressão pré-menstrual. Isso porque o álcool pode afinar o sangue, aumentando o seu fluxo e causando mais desconfortos.

Grãos refinados

Grãos refinados perdem muito do conteúdo nutritivo dos grãos originais durante o seu processamento. Como resultado, eles podem interferir nos níveis de açúcar no sangue e no controle do apetite entre as refeições. Para reduzir as cólicas menstruais, limite alimentos refinados, como pão branco, macarrão enriquecido e doces açucarados, e optar por grãos integrais em vez disso. Outros produtos comuns de grãos refinados são o arroz instantâneo, cereais pobres em fibras, biscoitos preparados comercialmente, bolos e doces.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias