Festival gastronômico homenageia Mercado das Tulhas

O evento explora a relação gastronômica com as danças e festas maranhenses para agitar o centro histórico

Reprodução

Vem aí o Festival das Tulhas! O encontro promete movimentar o centro histórico, principalmente, a região do tradicional Mercado das Tulhas. Com o tema “Maranhão: Danças e festas” o festival vai relembrar as origens do primeiro mercado do Maranhão, que foi construído no início do século XIX. Também conhecido como Casa das Tulhas, o espaço era ocupado por um conjunto de barracas destinadas a celeiro público, local onde o lavrador guardava e vendia os gêneros a serem comercializados.

Mercado das Tulhas. Foto: Reprodução

O evento culmina nos dias 28 a 30 de agosto, conta com a apresentação de pesquisas relacionadas a frutos e alimentos maranhenses, exibição de filmes no Cine Gastrô,  cozinha-show, padaria-show e muito mais! No dia 30 de agosto,  acontece a final do concurso gastronômico profissional – Enchefs MA, onde será selecionado o chef que representará o Maranhão em uma das maiores premiações da gastronomia brasileira: o Prêmio Dólmã.
Com apoio das instituições de ensino e pesquisa Embrapa, IFMA, SESI, SENAI, UFMA e UEMA o evento contará com a presença de produtores rurais, quebradeiras de coco e demais lavradores de comunidades do estado para participar ativamente e representar o processo gastronômico, que para Junior Ayoub, idealizador do projeto, vai além da cozinha.

Chef Júnior Ayoub, vencedor do prêmio Dolmã 2016 e organizador do Festival das Tulhas

“É importante que a população saiba que nós, chefs, somos apenas uma parte do processo. Os alimentos são plantados e colhidos por pessoas que merecem ser valorizadas, além disso, nós fizemos dezenas de pesquisas para explorar o melhor que a nossa terra (Maranhão) pode nos oferecer.” Cita Junior Ayoub, organizador do festival.

Entre os convidados estão Chefs de vários lugares do Brasil, como: Angela Sicilia, Guga Rocha, Ro Gouvêa, Onildo Rocha, Flávia Quaresma , Ciça Roxo, Monica Rangel, Valdely Kinupp, Beto Bellini, Ivan Prado, Marco Antonio, Paulo Araujo, Isadora Fornari, Rivandro França, Cumpade João, Fred Cafarenna.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias