Livro com receitas veganas e sem glútem

Para encher o estômago e os olhos, cada capítulo é ilustrado com aquarelas desenvolvidas pela própria autora. A autora também dá receita de salpicão prático para fazer em casa

Acidente em Ribamar

Livro Flor de Sal (Foto: Reprodução)

Idealizado por Gabi Mahamud, o livro Flor de Sal é um verdadeiro achado para quem quer reproduzir receitas sem glúten e sem ingredientes de origem animal. A obra reúne mais de 60 sugestões que vão agradar tanto ao paladar de veganos quanto de quem sofre de alguma alergia a glúten ou intolerância a ovos, leite e outros laticínios.
Além disso, a autora deu preferência para ingredientes nacionais e acessíveis de forma a tornar as receitas fáceis de reproduzir por todos.
Com sugestões para todas as ocasiões, o segredo da Gabi é combinar sabor e memórias afetivas em pratos saudáveis (e algumas gordices também!). São tortas, massas, salgadinhos, doces, bolos, lanches e bebidas, além de versões vegetais de maionese, requeijão e queijo. Sempre com bom humor e simplicidade, o livro ainda traz dicas contra o desperdício e técnicas para trazer um toque contemporâneo à comidinha caseira.
Para encher o estômago e os olhos, cada capítulo é ilustrado com aquarelas desenvolvidas pela própria autora. Os leitores ainda contam com conteúdo digital que pode ser acessado por meio de QR Codes que indicam variações na receita ou mostram etapas do preparo através de imagens.
Gabi não é apenas uma ótima cozinheira, ela acredita que podemos ser agentes de transformação do mundo através da alimentação.
Gabi Mohamud (Foto: Reprodução)

A chef preparou uma sugestão bem especial de Salpicão Vegano. Anota aí:
Ingredientes
1/4 xícara de ervilha
1/4 xícara de milho
1/4 xícara de palmito picado
1/4 xícara de casca de melancia em cubos (a parte branca)
1/4 xícara de uvas passas e goji berries
1/4 xícara de talos de salsão
1/4 xícara de cenoura ralada
1/4 xícara de azeitonas picadinhas
1 xícara de maionese vegana
1 mandioca para a palha
Modo de preparo
Depois de fazer a maionese, prepare a palha: rale a mandioca descascada e crua na parte grossa do ralador e coloque numa forma, com bastante espaço para ficar tudo bem espalhado. Tempere com azeite e sal e leve ao forno médio por aproximadamente 10-15 minutos – muito importante ficar de olho, porque queima muito fácil.
Enquanto a mandioca está no forno, prepare o salpicão: higienize e corte todos os ingredientes em cubinhos, rale a cenoura na parte grossa do ralador e retire a parte verde da casca da melancia, separando somente a branca (que vamos usar) e cortando em cubos também.
Em um recipiente, misture todos os ingredientes, acrescente a maionese e incorpore. Retire a palha do forno e deixe esfriar um pouco em uma grade para não suar. Finalize o prato com a palha de mandioca e sirva geladinho.
Dica da chef: Caso você não queira goji berries e prefira consumir produtos locais, pode usar as frutas secas que preferir. Também deixe para acrescentar a mandioca palha somente quando for servir pra evitar que ela umedeça e perca a crocância.
Leia as principais notícias do dia em O Imparcial

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias