Da Rússia ao Maranhão: Aprenda a fazer Strogonoff maranhense

Você sabia que o Strogonoff (Бефстроганов) é um prato tipicamente russo? O Você, Gastrô e a Tv Imparcial foram até o Restaurante Escola do Senac com a missão de unir a cozinha russa e a maranhense em série especial

Rescue workers search for victims at the site of the derailment of the Jagdalpur-Bhubaneswar express train near Kuneru station in southern Andhra Pradesh state on January 22, 2017. Rescuers battled to pull survivors from the wreckage of a train crash which killed 32 passengers in southern India, the latest in a series of disasters on the country's creaking rail network. / AFP / STRINGER

Strogonoff do chef Júnior Lisboa (Foto: Lara Souza)

Você sabia que o Strogonoff é um prato tipicamente russo? Datado no século XIX, na Rússia Czarista, pedaços de carne com creme de leite já eram bastante consumidos.  Segundo vários historiadores da gastronomia, o nome vem da família russa Stroganov, cuja origem é anterior ao ano 1500. Difícil é saber qual Stroganov foi, de fato, o criador da receita. Porém, a enciclopédia de culinária Larousse Gastronomique afirma que o nome do prato vem, na verdade, do verbo strogat, que, em russo, significa algo como “cortar em pedaços”.
O prato sofreu diversas transformações ao longo do tempo. Foi ganhando adaptações como a adição da mostarda dijon, cogumelos e páprica por um francês até sua popularização nos Estados Unidos com a incrementação do Ketchup. No Brasil, o prato é muito consumido com arroz e batata palha.
Pensando nessas transformações, pedimos para o chef Junior Lisboa adaptar mais uma vez o queridinho russo. O Você, Gastrô e a Tv Imparcial foram até o restaurante Escola do Senac com a missão de unir a cozinha russa e a maranhense em uma série de três receitas, a primeira é o Strogoff. No lugar da carne ou frango, o chef escolheu um ingrediente que os maranhenses conhecem bem e o tempero também. Será que deu certo?

Ingredientes:

01kg de Camarão fresco
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
20 ml de suco de limão
50  ml de vodka
300 ml de creme de leite
100 g cogumelos
Páprica doce a gosto
50g mostarda
01 cebola picada
100 azeite de oliva
400 ml de molho branco
100 ml de ketchup

Modo de preparo

Condimente o camarão com sal, pimenta do reino e suco de limão. Em frigideira já aquecida, coloque um fio de azeite e refogue a cebola e o alho. Adicione o camarão e cogumelos. Quando o camarão branquear, flambe com um pouco da vodka, apenas para deixar o aroma. Se quiser deixar mais maranhense ainda, pode substituir a vodka por Tiquira.
Misture o molho branco, Ketchup e mostarda. Corrija o sal. Sirva o Strogonoff em refratário com salsa e cebolinha salpicadas para dar um toque de cor. A receita serve até quatro pessoas, podendo fazer o acompanhamento que já conhecemos de arroz branco e batata palha.

Uma delícia!

A releitura é uma verdadeira delícia. O gosto marcante do camarão domina o prato. Mesmo com vodka, é um prato bastante suave e delicado. Tanto o cheiro quanto o sabor dão vontade de comer cada vez mais. Receita ideal para um jantar acompanhado de vinho tinto, ou branco.

Curiosidades da Vodka

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias