Cuxá maranhense faz bonito em evento no Rio de Janeiro

O chef Luciano Rosa assinou o cardápio do jantar com a iguaria típica do Maranhão

No sábado, 21 de janeiro, é comemorado o dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa. (Foto: Reprodução)

Chef Luciano Rosa preparando os pratos.

A diversidade da culinária maranhense marcou presença na primeira edição do Santander Delícias do Brasil, que aconteceu no fim do mês de maio e reuniu, no Jockey Club Brasileiro, na capital carioca, renomados chefs nacionais em um evento que tinha como propósito valorizar a cultura do Brasil através dos seus sabores. Luciano Rosa, chef executivo do Grupo Mateus, assinou a entrada do jantar de abertura do evento. Os convidados saborearam a costelinha de tambaqui empanado no coco, com pirão de cuxá e chips de batata doce.
Durante o evento, Luciano Rosa apresentou ainda o nosso tradicional arroz de cuxá. “É uma honra ter representado o Maranhão em um evento dessa magnitude, com chefs de todos os cantos do Brasil e não perdi a oportunidade de apresentar o nosso cuxá, que é uma iguaria digna de ser apreciada e conhecida por todos”, justificou o chef, que fez a aposta certa, já que a ideia do evento é justamente conhecer o Brasil através de suas origens e temperos, marcado por uma culinária tão diversa quanto o seu povo.
A gastronomia do Maranhão é uma verdadeira profusão de culturas, com ingredientes inspirados nos temperos da cultura europeia, indígena e africana. É com essa mistura que os pratos típicos do Estado conquistam nativos e visitantes. “O Luciano representou bem o estado, usando os ingredientes mais utilizados na culinária local como pescados e o cuxá, que não pode faltar na cozinha do maranhense, tudo dentro da proposta do evento”, destacou o chef pernambucano César Santos, curador do evento.
Cuxá no São João
Se essas delícias fazem sucesso no dia-a-dia dos maranhenses, no período junino então, é quase uma obrigação comer uma torta de camarão seco com arroz de cuxá. E a “penitência” não é difícil de ser cumprida, afinal, elas combinam com o clima de festa que toma conta da cidade no mês dos santos festeiros, quando São Luís se transforma em um imenso e colorido arraial.
E foi essa magia envolvente do sabor exótico, que carrega toda a pluralidade da cultura maranhense, que o chef Luciano Rosa apresentou ao resto do país no evento. “Foi um dos pratos que mais se destacou no evento, pelo lado exótico dos produtos com um sabor diferente de tudo que eles estão acostumados”, comemorou Luciano.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias