4 geleias de frutas maranhenses que você precisa provar antes de morrer

Um dos prazeres dessa vida é comer e comer bem. Nada melhor que a doçura da geleia para ajudar no bom humor logo de manhã cedo. Que tal apostar em geleias de frutas maranhenses?

Reprodução

Final de semana combina com café da manhã farto e prolongado. Café quentinho e torrada combina com geleia. Doce é versátil e todo mundo tem uma forma de comer favorita. Seja no pão, torrada, bolo ou biscoito… dá água na boca só de pensar. Confira a lista de geleias especiais com frutas maranhenses que o “Você, Gastrô!” preparou.

Geleia de Buriti

Foto: Reprodução

A fruta do Buriti é rica em vitamina A, B e C, ainda fornece cálcio, ferro e proteínas. A cor é amarelo bem vivo, quase laranja, com cheiro ácido e forte, o gosto definitivamente é único e peculiar, mas muito bom. A fruta é típica das regões Norte e Nordeste. Turistas amam comprar geléias de buriti no Centro Histórico para levar de presente.

Geleia de Bacuri

Foto: Reprodução

Natural do Maranhão e Piauí, mas também encontrada pela Mata Amazônica, fruta encanta por seu sabor intenso. A geleia tem a cor amarela e o cheiro é suave e agradável. Bacuri é uma das frutas mais procuradas quando se trata de Maranhão. A geleia é simplesmente deliciosa.

Geleia de Cupuaçu

Foto: Reprodução

Uma das frutas mais amadas do Maranhão, o cupuaçu também é encontrada em toda Região Amazônica. O maranhense adora colocar cupuaçu em todas as receitas possíveis.  O fruto inclusive é antiestressante e tonificante de músculos. É tão bom que até os Estados Unidos tentaram nos tomar o direito da propriedade intelectual. A geleia é amarela e é agridoce na medida certa. Provavelmente a geleia mais conhecida, a partir dela as pessoas acabam conhecendo outras geleias de frutas maranhenses.

Geleia de Tamarindo

Foto: Reprodução

Por mais que algumas pessoas digam que tamarindo é legume, por conta do formato parecido com vagem, ele pode ser considerado uma fruta. Originária da África do Sul e Índia, a planta se adaptou bem ao Norte e Nordeste do Brasil e é bastante consumida no Maranhão. A geleia dessa fruta tem aroma e sabor relativamente exóticos para quem não conhece, mas surpreendentemente deliciosa. A cor é com uma tonalidade mais escura, entre o marrom e vermelho.

Como fazer geleias caseiras?

Foto: Reprodução

Escolha a fruta desejada e prepare o suco. Depois é só acrescentar açúcar e colocar no fogo. Adicionar um pouco de suco de limão e mexer até dar o ponto da geleia. É bem simples, fácil, rápido e fica uma delícia. Também pode ser adicionado pectina (pó branco utilizado na preparação de geleias) para ajudar a chegar na consistência.
Leia as principais notícias do dia em O Imparcial

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias