Conheça as diferenças entre sorvete, gelato, sorbet e outras gostosuras

O calor maranhense pede um doce refrescante. Mas você sabe quais são as diferenças entre sorvete, sorbet, raspadinha, gelato e frozen iogurt?

Reprodução

Foto: Reprodução

O calor do Maranhão não dá trégua, até mesmo em época de chuvas. Sorvete é sempre uma boa opção para se refrescar. Entretanto, novas sobremesas estão em alta no momento. Gelato virou queridinho de quem quer cremosidade. Sorbet tem atiçado a curiosidade de muitas pessoas sobre essa delícia. Agora, você sabe quais as diferenças entre esses doces gelados?
Acredita-se que o sorvete foi criado há mais de 3 mil anos com base feita de neve, mel, frutas e gema de ovo pelos chineses. Logo após foi passada a receita para os árabes, que transformaram em uma versão com água ao invés de leite, que seriam os “sorbets” que conhecemos hoje. Na Itália, com adição de leite e produção em máquinas, a receita atingiu a consistência e cremosidade do que hoje é conhecido como “gelato”.
Além dessas sobremesas, existem outras opções para quem quer se refrescar. Raspadinha e Frozen também podem ser boas pedidas. Com menor teor de gordura que o sorvete convencional podem ser, inclusive, alternativas mais “lights”.

Sorvete

Os sorvetes que estão à venda nos supermercados usam base líquida composta por água e açúcar, leite e também o sabor. A quantidade de açúcar impede que o sorvete vire uma bola de gelo, por isso escolhe-se mel ou sacarose para cada sabor específico. Por serem industrializados, recebem muitos aditivos, conservantes ou até mesmo gordura hidrogenada em algumas marcas. Como precisam ter maior durabilidade, são congelados de -20°C até – 25°C.

Gelato

Uma das principais diferenças é que ele é preparado diariamente, geralmente com ingredientes frescos, sem adição de conservantes, por isso deve ser consumido logo. A mistura líquida, é a mesma do sorvete, só diferindo a quantidade de água e açúcar. Outra característica específica é a temperatura na qual o gelato é servido: entre -12 °C e – 14°C, para não chocar as papilas gustativas. Isso porque quanto mais gelada é uma comida, menos gosto você pode sentir. A cremosidade não é feita através de gordura hidrogenada, mas é utilizada a gordura do próprio leite.

Sorbet

Chamado de “gelato de fruta”, o sorbet é considerado mais saudável e com menos gordura. A mistura líquida não leva leite no preparo. Sua consistência é próxima da raspadinha, como pequenos cristais de gelo que se misturam ao sabor adicionado. Sem o leite, tem validade de cinco dias.

Raspadinha

Basicamente o doce é uma mistura de gelo triturado com sabor. Refrescante e também sem gordura. A praticidade do produto garante que seja feito em casa com facilidade. O sabor da raspadinha geralmente é de frutas, mas também pode ser feito de chá gelado ou até mesmo bebidas alcoólicas.

Frozen Iogurt

O frozen em vez de ser feito com leite integral é produzido com iogurte desnatado. É uma sobremesa com baixo teor de gordura e rica em cálcio. A quantidade de calorias é menor que a de um sorvete de creme normal, por isso é considerado como uma opção mais “magra” se comparado ao sorvete industrializado e mais saudável por ser rico em carboidratos e proteínas.


Leia as principais notícias do dia em O Imparcial

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias