10 alimentos que o maranhense não pode viver sem

Juçara, caranguejada, peixada e outros alimentos típicos que fazem parte da tradição maranhense

Reprodução

Todo maranhense tem, no mínimo, uma das coisas dessa lista que não pode faltar na mesa e na dispensa!

Juçara

Reprodução

A famosa juçara maranhense é um caldo grosso feito da fruta, também conhecida como açaí. Na verdade, açaí e juçara são frutas semelhantes, mas com algumas diferenças.
O caldo geralmente é acompanhado de farinha e até mesmo camarão frito. Diferente de outras partes do país, para o maranhense raiz, juçara não é congelada e não é servida com frutas.

Caranguejada

Reprodução

A caranguejada é aquele tipo de prato que é perfeito para uma praia, sol e mar. O prato típico leva caranguejos inteiros, cozidos em um caldo temperado. Pode ser preparado ao leite de coco, com óleo de coco babaçu ou com camarões. Quem prova não tem como negar que é uma delícia.
Nos restaurantes o prato é servido acompanhado de arroz, vinagrete, farofa e pirão.

Peixada

Reprodução

A base da peixada é o peixe pescada, que é típico da região. Leite de coco, batata, ovos cozidos e coentro são ingredientes que não podem faltar para uma boa peixada.
Um ótimo acompanhamento é o arroz de cuxá e pirão.

Tiquira

Reprodução

Aguardente feita de mandioca, a Tiquira é uma das iguarias mais procuradas pelos turistas. Mas o maranhense também não fica atrás quanto à apreciação da cachaça.
O diferencial da bebida destilada, à base de mandioca, é sua coloração roxa. Reza a lenda que quem toma banho embriagado  de Tiquira pode até morrer.

Farinha

Reprodução

A farinha de mandioca amarela torrada no Maranhão, também conhecida como farinha d’água, está presente nas mesas de todos os maranhenses. O produto é crocante e vai bem com praticamente toda comida típica do estado.

Beiju

Reprodução

Feito da fécula de mandioca, o beiju parece uma panqueca seca. No Maranhão é tradicionalmente enrolado apenas com manteiga e acompanhado de café. O beiju também pode ser recheado com queijo, ovo ou até mesmo coco e leite condensado.

Guaraná Jesus

Reprodução

O refrigerante cor-de-rosa, produzido somente no Maranhão, é docinho, com leve sabor de cravo e canela, e conhecido em quase todo Brasil. Guaraná Jesus tem como slogan “O sabor de viver o Maranhão” e é incorporado ao dia a dia maranhense.

Cuxá

Reprodução

Cuxá é um molho da culinária maranhense à base de folha da vinagreira. Dele também pode ser feito o arroz de cuxá. O molho é perfeito para comer com torta de camarão seco.

Carne de sol

Reprodução

A carne de sol surgiu como forma de conservar os alimentos no nordeste, sem a necessidade de geladeira. O processo consiste em salgar e secar a carne. Apesar de não ser um produto exclusivamente maranhense, a carne de sol é peça fundamental para o livro de receitas da culinária típica do estado.
O arroz de cuxá e farofa são ótimos acompanhamentos para a carne de sol.

Mocotó

Reprodução

O mocotó é um caldo feito com partes que são desprezadas do boi. Todo maranhense sabe que se é de sustância que precisa, então precisa de mocotó. O prato é considerado como alimento que dá força, e basta arroz branco para acompanhar que a refeição está completa.
Leia as principais notícias do dia em O Imparcial

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias