Livro conta os segredos das receitas de Dona Canô

Com apresentação de Maria Bethânia, o livro é uma crônica culinária sobre o cotidiano da família Veloso em Santo Amaro (BA)

Reprodução

As receitas que permearam a vida de Dona Canô, mãe de Caetano Veloso e Maria Bethânia, foram imortalizadas no livro “O sal é dom”, escrito pela Mabel Veloso, outra de suas filhas. Canô, que viveu mais de 100 anos, cozinhou desde pratos do dia a dia, a comidas para festas e grandes encontros.
Às vezes simples, e outras extremamente sofisticas, as receitas são um retrato da cultura alimentar do recôncavo baiano, onde as moquecas e vatapás não podem faltar. Também não poderiam faltar temperos como o azeite de dendê, pimenta, e, é claro, o sal, um dos protagonistas desse enredo, já que, de acordo com a matriarca, saber usar o sal é um dom.
Foto: Reprodução

Dá para traçar um bom comparativo com a culinária maranhenses também. O livro traz receitas que são nossas velhas conhecidas, como sopas, ensopados e galinhadas; e o sarapatel.
Os que ficam só na espreita pela sobremesa, podem se animar: há uma numerosa doçaria recriada nos bolos e nas cocadas. Por falar em doce, acompanhe uma das receitas de Dona Canô, o famoso bolo rocambole baiano.
Rocambole (Foto: Reprodução)

Bolo Rocambole

Ingredientes
150 gramas de açúcar
150 gramas de farinha de trigo
6 ovos
Preparo
Bater as 6 claras em neve, depois colocar as 6 gemas, uma a uma, batendo bem.
Acrescentar o açúcar aos poucos e, depois de bem batido, jogar a farinha de uma vez e misturar
Levar ao forno em uma assadeira grande para que a massa fique espalhada
Depois de assado, tirar da assadeira e colocar sobre uma toalha úmida (a toalha deve ser do tamanho da assadeira onde o bolo foi assado).
Passar, sobre todo o bolo, uma camada de goiabada líquida ou bem amassada.
Enrolar com a ajuda da toalha.
Por cima, jogar açúcar refinado misturado com canela em pó.

Enrolando o rocambole (Foto: Reprodução)
O livro está à venda nas principais livrarias do país, e custa entre R$29,90 e R$55,90.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias