3 receitas com frutas regionais em uma sobremesa surpreendente

Frutos característicos da região amazônica, o buriti e o bacuri encontram no Maranhão solo fértil para brotar. Por aqui, dão nome a cidades, acrescentam muitos predicados à nossa cultura, inspiram poesias e também a nossa cozinha regional

Reprodução

Frutos característicos da região amazônica, o buriti e o bacuri encontram no Maranhão solo fértil para brotar. Por aqui, dão nome a cidades, acrescentam muitos predicados à nossa cultura, inspiram poesias e também a nossa cozinha regional.
E se cada um, sozinho, já protagoniza brilhantemente os mais diversos preparos, imagine quando se juntam, como nesta sobremesa criada pela Chef Lígia França, professora de culinária na Escola Cooking. A pedido do Você, Gastrô, ela ensina a preparar um rocambole que leva o creme das duas frutas como recheio. Uma composição de sabores e texturas indescritíveis. Só provando pra entender. Tome nota!

Chef Lígia França ensina a receita de Rocambole de Buriti e Bacuri (Foto: Clarissa Gomes)

Rocambole de bacuri com calda de buriti

1. Creme de buriti

Ingredientes
– 30g de amido de milho
– 70g de leite condensado
– 70g de creme de leite
– 50ml de água
– 150g de polpa de buriti sem casca
Preparo
Misture todos os ingredientes e leve ao fogo para cozinhar por 15 minutos (a partir do momento que começar a ferver), mexendo sempre.

2. Creme de bacuri

Ingredientes
– 200g de polpa de bacuri
– 50g de açúcar
– 150g de creme de leite
Preparo
Cozinhe a polpa de bacuri com o açúcar por 10 minutos (a partir do momento que começar a ferver) em fogo baixo. Leve ao liquidificador e bata com o creme de leite até virar uma pasta.

Cremes de buriti e bacuri. Muito bons separados. Excelentes juntos (Foto: Clarissa Gomes)

3. Rocambole

Ingredientes
– 3 ovos
– 30g de farinha de trigo sem fermento
– 30g de açúcar
– 15g de manteiga derretida
Preparo
Na batedeira, bata o açúcar com os ovos inteiros até dobrar de volume. Retire da batedeira e acrescente a farinha de trigo delicadamente. Acrescente a manteiga e misture mais um pouco (mexa sempre devagar e em movimentos de baixo pra cima).
Pré-aqueça o forno a 150° e leve para assar em forma retangular forrada com papel manteiga, por 15 minutos.
Retire do forno e desenforme sobre um pano limpo ou papel manteiga polvilhados com açúcar. Recheie com o creme de buriti e, por cima, coloque a calda de bacuri. Enrole em forma de bastão e decore como preferir.

Rocambole (Foto: Clarissa Gomes)

Três receitas individualmente deliciosas; excepcionais quando combinadas. Vale a pena experimentar. Faça em casa em conte aqui pra gente o resultado.
(Agradecimento especial à Chef Lígia França por ceder a receita, e à escola Cooking por ceder o espaço e o tempo da profissional).

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias