Veja cinco receitas simples com juçara

A juçara pode ser o ingrediente principal de preparos clássicos

Reprodução

Tradicional no Maranhão, a juçara é um alimento consumido em todas as épocas do ano, mas se torna mais evidente durante a Festa da Juçara, no bairro Maracanã, que neste ano aconteceu no mês de outubro.
Além de ser consumida com camarão seco, por exemplo, ela pode também ser o ingrediente principal de diversas receitas, basta colocar em prática a criatividade e usar algumas técnicas que ajudam a otimizar o preparo.

Pastel de juçara com camarão do chef Alê Barreto

Pastel de juçara com camarão
O chef Alê Barreto, que comanda o restaurante Alê Barreto – Cozinha Contemporânea, usou a juçara reduzida com camarão seco, como recheio para pastéis. Ele
confessa que achava estranho as pessoas consumirem o produto com camarão e, após conhecer a Festa da Juçara, pôde entender o porquê. Foi então que decidiu criara nova forma de uso.
“Eu conheci a festa, os juçarais e as produções agroecológicas da comunidade do Maracanã e me apaixonei. Meu foco é trabalhar a cozinha brasileira e o uso de ingredientes maranhenses. Sempre busco inovar e escolhi trabalhar com a redução da juçara para garantir a textura certa, o camarão seco e a massa de pastel”, explica Alê Barreto.
Ingredientes:

  • 1pc de massa de pastel (pequeno) pronta
  • 300ml de óleo
  • 500ml de Juçara
  • 200g de camarão seco

Modo de preparo
Lave o camarão seco para retirar o excesso de sal e as impurezas, escorra-o e reserve. Acenda o fogo baixo, ponha uma panela para aquecer e coloque a juçara para reduzir por dois minutos. Acrescente o camarão seco, mexa por mais um minuto e está pronto. Deixe esfriar. Acrescente um pouco do recheio na massa de pastel e feche apertando a borda com um garfo. Em uma frigideira, coloque o óleo, deixe-o aquecer até 100°C. Baixe o fogo para o óleo não entrar no processo de fumaça e queimar os pastéis. Logo após, coloque os pastéis para fritar de um lado e depois vire-os para fritar do outro lado.
Retire-os e ponha-os para escorrer em um recipiente com papel toalha. Monte em um prato e sirva.
Sugestão: o prato combina com uma cerveja puro malte para acompanhar.

Matilde Baldez, participa da Festa da Juçara há 41 anos (Foto: Karlos Geromy/ O Imparcial)

Licor de juçara
Nascida e criada no bairro Maracanã, a dona de cas Matilde Baldez, de 72 anos, participa da Festa da Juçara há 41 anos e sabe preparar diversas receitas com a juçara, produto que ela faz questão de consumir durante todo o ano. Bombom, licor, cocada e o bolo de juçara são alguns dos preparos feitos por ela.
“Os bombons são os que mais eu vendo. Só não vendo bastante, quando eu não faço. Eu preparo o licor, mousse, bolo de juçara, cocada, sucão e sorvete”, completa a dona de casa.
Ingredientes:

  • Caroços inteiros
  • Álcool de arroz

Modo de preparo
Colocar os dois ingredientes em uma garrafa de vidro de preferência e deixá-la bem fechada por um ano. Após esse período de fermentação, a bebida estará pronta para consumo.
Cocada de juçara
Ingredientes:
• 1 coco maduro grande ou
dois médios
• 6 copos de açúcar
• 1l de juçara
Modo de preparo:
Ralar o coco e medir: para a mesma quantidade de coco ralado a mesma de açúcar. Levar ao fogo. Quando ferver, acrescentar a juçara. Cozinhe até aparecer o
fundo da panela. Despeje em uma tábua limpa e higienizada e corte a massa em tamanho de cocada.
Pudim de juçara
O pudim, outra receita pra lá de simples, também pode ser adaptado e ganhar um toque regional com a adição desse ingrediente regional e que dá um sabor diferente à receita, que é quase um clássico.
Ingredientes:

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata de creme de leite
  • 3 ovos
  • 2 copos de juçara
  • 3 colheres de açúcar

Modo de preparo
Ligue o forno para aquecer por 10 minutos, em fogo baixo. Faça uma calda com as três colheres de açúcar e deixea esfriar. Bata no liquidificador o leite
condensado, creme de leite, ovos e a juçara por três minutos, ou até misturar bem todos os ingredientes. Em seguida, coloque o pudim sobre a calda
e leve para assar em banho-maria por aproximadamente 40 minutos

Mousse de juçara (Foto: Karlos Geromy/ O Imparcial)

Mousse de juçara
Um prato de origem francesa também pode cair bem se preparado com a juçara, é a mousse. A versão bem maranhense é simples de fazer e ajuda a refrescar. A
receita da culinarista da Secretaria Municipal de Turismo, Letícia Bogéa, leva apenas quatro ingredientes.
“A mousse, em si, só da o ponto correto nas frutas cítricas e ácidas, sem precisar de gelatina incolor e sem sabor. Já a juçara eu preciso colocar a gelatina para ter a consistência correta. O sabor é maravilhoso”, diz Letícia Bogéa, culinarista.
Ingredientes:

  • ½ litro de juçara
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata de creme de leite
  • 1 sachê de gelatina sem sabor e incolor

Modo de preparo
Bata no liquidificador todos os ingredientes e leve para a geladeira por quatro horas.
 
 

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias