Cozinha contemporânea conquista pela criatividade

Deliciosos e fascinantes, os pratos da culinária praticada com elementos gastronômicos de diversos países têm levado cada vez mais gente para os restaurantes; em São Luís, os bons-garfos não dispensam uma receita incrementada

Reprodução

A cozinha contemporânea, praticada nos grandes centros urbanos e que tem como principal característica a flexibilidade na forma de preparar e apresentar os pratos, também faz sucesso em São Luís. Restaurantes que apostam no talento de chefs com desenvoltura para essa vertente da culinária têm conquistado bastante a clientela.
“É que a cozinha contemporânea permite reunir elementos de várias tradições em um único prato, o que dá água na boca. É uma síntese das culturas predominantes, além de ser criativa, fresca, multicolorida, cheirosa e alegre”, destaca o empresário José Iran Vanderlei, do restaurante Kitaro do São Luís Shopping, empreendimento que, entre outros elementos, se destaca pelo cardápio contemporâneo.
O empresário  fez do Kitaro um oásis da cozinha contemporânea. O espaço (cujo funcionamento é independente do horário comercial do shopping, avançando até as 2h da manhã) destaca-se pela elegância e bom gosto. O Buffet diário é uma atração à parte e conta com uma irresistível estação de sushi.
“A cozinha contemporânea é também rótulo dos que criam e recriam receitas, sem apego e sem rigidez, dando asas à imaginação, agindo com liberdade, mas responsavelmente com muito respeito aos sabores e propriedades originais dos alimentos”, afirma.
É o caso do chef Ednaldo Coelho, que conquista os clientes do Kitaro com verdadeiras obras de arte. Ele tem gabarito para falar no assunto, pois já trabalhou em diversos países da Europa e África, gerenciando grandes cozinhas.  “Nosso cardápio fixo muda a cada quatro meses e é marcado por pratos especialmente elaborados, todos personalizados”, diz ele.
A matéria-prima utilizada é variada e não depende dos recursos naturais das regiões gastronômicas. Para isso, contribuiu a evolução científica e tecnológica, que permite que qualquer matéria-prima perecível seja transportada de um continente para o outro, mantendo o seu perfeito estado de conservação. Para os bons-garfos, como o administrador Luís Jorge Guimarães, a cozinha contemporânea atrai pelos sabores diferenciados. “Sou daqueles que gostam de variar e a cozinha contemporânea é um prato cheio. Sou fascinado pela combinação de temperos e pela ousadia dos chefs na composição dos cardápios personalizados”, revela.
 

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias