Veja receita de arroz com cuxá apresentada em encontro mundial de chefs

O preparo que ganhou uma versão gourmet foi elaborada pelo chef Luciano Rosa do Spazzio Mateus

Banda paulista Velhas Virgens

Arroz com cuxá do chef Luciano Rosa (Foto: Karlos Geromy / O Imparcial)

O arroz com cuxá nas mãos do chef do Spazzio Mateus, Luciano Rosa, ganhou uma versão original, colorida e assim como o modo tradicional é saborosa.  O prato que leva na receita tradicional arroz, vinagreira e camarões secos, ganhou um toque especial com o acréscimo de um mix de pimentões e castanhas de caju.
“No arroz de cuxá tradicional você não consegue ver a definição dos ingredientes, nessa receita é possível ver a definição de todos eles. A pessoa percebe a cebola, pimentões, as castanhas e vinagreira” pontua o chef Luciano Rosa.
O preparo foi apresentado recentemente no primeiro Encontro Mundial de Chefs, realizado em Guararema-SP, durante quatro dias no mês de setembro e que trabalhou o tema “Compartilhando Conhecimento”. A intenção do chef que foi convidado a participar,  foi mostrar a versatilidade de ingredientes maranhenses em preparações práticas, porém mais sofisticadas e que são tradicionais do Maranhão.
“O trabalho que a gente tem feito aqui no Maranhão tem se destacado no Brasil todo, principalmente nessa parte de empório, restaurante refinado, mesmo estando dentro de um supermercado o Spazzio do Mateus procura representar bem a culinária da região. Apesar de não ser maranhense, mas já estou aqui há cinco anos, eu busco pegar o que há de melhor nos ingredientes e trazer um pouco do meu conhecimento, sem receio de apresentar esse produto e servir ele como alta gastronomia” acrescenta Luciano Rosa.
Arroz com cuxá (Foto: Karlos Geromy / O Imparcial)

Na lista de receitas elaboradas por ele e servidas no evento estava: arroz com cuxá, arroz com toucinho, pirão de tambaqui, caranguejo no coco e patinhas de caranguejo com vinagrete.
Veja a receita completa do arroz com cuxá.
Arroz com cuxá por Luciano Rosa
Ingredientes:
150g de cebola picada
100g de pimentão vermelho picado
100g de pimentão amarelo picado
100g de tomate picado
200g de camarão seco dessalgado
250g de vinagreira escaldada
50g de castanha de caju triturada
400g de arroz cozido
Gergelim a gosto
Cebolinha picada a gosto
Azeite a gosto
Sal a gosto
Modo de preparo:
Em uma panela coloque um fio de azeite, acrescente a cebola e deixe dourar. Na sequência adicione os pimentões vermelho e amarelo, misture bem por pelo menos um minuto. Acrescente o tomate e o sal e misture, depois adicione os camarões secos e incorpore ao restante dos ingredientes, após ponha a vinagreira e misture. Se for preciso coloque um pouco de água para que os ingredientes não grudem no fundo da panela e também para deixar o prato mais suculento. Por último adicione o arroz cozido, gergelim e a castanha de caju triturada, misture. A cebolinha é o último item a fazer parte do prato, que logo após já está pronto para ser servido.
 
 
 
 

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias