Merendeiras participam de concurso para eleger as melhores receitas de merenda escolar do Brasil

Todas as regiões brasileiras estarão representadas em Brasília nesta quarta-feira, 25, ocasião em que as competidoras prepararão seus pratos

Crianças brincando na Praia do Araçagi (Foto: Acervo)

A comissão julgadora apontará as cinco melhores receitas do país

Chegou a hora da “prova de fogo” do concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar. As 15 merendeiras selecionadas na etapa regional se reúnem na próxima quarta-feira, 25/10, em Brasília, para prepararem, ao vivo, as receitas que fazem sucesso em suas regiões. O concurso visa valorizar o papel das merendeiras que trabalham diariamente em prol da alimentação de qualidade nas escolas do Brasil.
De preparações com pupunha e tucupi à lasanha de fubá e rocambole de baru, as receitas que serão apresentadas para os jurados na quarta-feira remetem às mais variadas tradições alimentares das regiões brasileiras. Os 15 pratos selecionados se destacaram entre os mais de dois mil inscritos na primeira etapa do concurso. A lista das receitas finalistas está disponível no quadro abaixo.
Na prova final, que ocorrerá no Senai de Taguatinga (Distrito Federal), as merendeiras se revezarão em dois turnos (manhã: de 8h a 12h30 e tarde: de 14h30 às 18h) para apresentarem suas receitas ao júri. Serão cinco jurados: um estudante da rede pública acima de 12 anos, um nutricionista, um conselheiro de alimentação escolar, um chefe de cozinha reconhecido pela crítica e um representante das entidades parceiras do Programa Nacional de Alimentação Escolar.
Serão escolhidas cinco merendeiras, uma de cada região do país, que ganharão uma viagem internacional e um prêmio no valor de R$ 6 mil. As vencedoras serão premiadas na quinta-feira, 26, em cerimônia no auditório do Sebrae Nacional, em Brasília.
O Concurso recebeu mais de duas mil inscrições em sua fase inicial, passou pelas etapas eliminatórias municipais, estaduais e, agora, passará pela etapa nacional. É promovido pelo Ministério da Educação e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e apoiado pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação ONU – FAO, SEBRAE e Centro de Excelência contra Fome do Programa Mundial de Alimentos – WFP .

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias