Aprenda um cardápio nutritivo para o Dia do Idoso

Os preparos são de receitas que podem ser um boa sugestão para o almoço de domingo

Reprodução

Sanduíche aberto

Estabelecido em 1999, o Dia do Idoso é comemorado em todo o Brasil em 1º de outubro. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), por volta de 2025 haverá mais pessoas idosas do que crianças no planeta. O avanço da medicina, aliado à tecnologia e uma alimentação saudável são alguns dos fatores que permitem que o envelhecimento populacional avance cada vez mais, com mais qualidade de vida.
Para comemorar a data, a nutricionista Cinthya Maggi, especialista em pratos voltados à qualidade de vida, elaborou opções nutritivas e deliciosas, ideais para todas as idades.
Para a entrada: Sanduíche aberto
Ingredientes
6 fatias de pão de forma integral
Pasta de queijo e ervas
75g de queijo gorgonzola
150g de ricota
¼ xícara (chá) de leite semidesnatado
¼ xícara (chá) de ervas frescas a gosto (salsa, manjericão, tomilho)
Para decorar
100g de Presunto cru em fatias
1 manga em fatias
Preparo
Faça a pasta. Coloque o queijo gorgonzola, a ricota e o leite no copo do mini processador do Mixer Expressionist IBP50 e bata até ficar uma pasta. Adicione as ervas frescas e bata rapidamente para não triturar demais. Corte o presunto cru em tiras. Corte a manga em fatias. Faça as torradas. Coloque duas fatias de pão de forma no Tostador Expressionist TOP50. Pressione o botão de seleção no nível três.
Montagem
Espalhe a pasta de queijo e ervas sobre as torradas. Enfeite com o presunto cru e a manga. Sirva.
Informações da receita
Os pães integrais são ricos em carboidratos complexos, ricos em fibras que podem ajudar a diminuir a incidência de doenças intestinais e cardiovasculares e aumentar a sensação de saciedade, prevenindo a obesidade. Podem ajudar a manter o controle da glicemia, sendo mais benéficas para os diabéticos. A pasta de queijo mistura o queijo gorgonzola, rico em gorduras, com a ricota e o leite, o que diminui o conteúdo delas e o número de calorias. O presunto cru pode ser substituído por peito de peru.
Terrine de espinafre, salmão e cogumelos

Prato principal: Terrine de espinafre, salmão e cogumelos
Ingredientes
1 maço de espinafre
3 ovos
1 caixinha de creme de leite (200g)
2 colheres (sopa) de amido de milho
1 pitada de noz-moscada ralada
1 colher (chá) de sal
Recheio
1 cebola picada
1 colher (sopa) de azeite
400g de salmão fresco, em cubos médios
1 xícara (chá) de cogumelos Paris frescos picados
1 colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de cebolinha verde picada
Preparo
Retire as folhas do espinafre, lave bem e coloque em uma panela. Regue com duas colheres (sopa) de água e cozinhe com a panela tampada por 5 minutos. Retire, escorra bem e reserve. Coloque no Liquidificador Expressionist BLP50 os ovos, o creme de leite, o amido de milho, a noz moscada, o sal e o espinafre reservado. Bata por dois minutos e reserve. Refogue a cebola no azeite até amaciar e junte o salmão, os cogumelos e o sal.
Mexa e refogue por cerca de dois minutos ou até que o salmão comece a perder a cor rosada. Adicione a cebolinha verde e coloque no fundo de uma forma refratária média untada com azeite. Por cima, despeje a mistura de espinafre. Leve ao forno médio (200◦C), por cerca de 30 minutos ou até ficar firme. Sirva.
Informações sobre a receita
De acordo com Cinthya Maggi, esta receita é ideal para servir como prato principal, com os benefícios do ômega-3 contidos no peixe e os atributos nutricionais do espinafre e dos cogumelos para compor uma refeição saudável.
Cheesecake em taças com morangos e farofa de castanha de caju

Para sobremesa: Cheesecake em taças com morangos e farofa de castanha de caju
Ingredientes
300g de cream cheese light
½ xícara (chá) de açúcar demerara
1 caixinha de creme de leite light (200g)
½ xícara (chá) de suco de limão
2 xícaras (chá) de morangos picados
Farofa
75g de castanha de caju
1 xícara (chá) rasa de flocos de amaranto (80g)
2 colheres (sopa) de açúcar demerara
1 pitada de canela em pó
Preparo
Coloque o cream cheese no copo do Mixer Expressionist IBP50 e adicione o açúcar demerara, o creme de leite, a essência de baunilha e o limão. Bata até obter um creme.
Para a farofa, coloque a castanha de caju, os flocos de amaranto, o açúcar demerara e a canela em pó no copo do mini processador do Mixer Expressionist IBP50 e bata até chegar ao ponto da farofa.
Montagem
Distribua o creme no fundo de 6 tacinhas de vidro transparente. Por cima, distribua os morangos cortados em fatias. Enfeite com a farofa e sirva gelado.
Informações da Receita
Esta receita é feita com açúcar demerara, um tipo de açúcar obtido a partir da cana-de-açúcar, através de um processo especial no qual se elimina o uso de aditivos químicos para o processo de branqueamento e clarificação. Possui coloração mais escura e é levemente mais úmido pois conserva uma película de “mel” em volta dos cristais. Em termos calóricos, é muito parecido com o açúcar, mas tem mais nutrientes, incluindo minerais como magnésio, potássio e cobre.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias