7 pratos típicos para saborear no Arquipélago da Madeira

Destino esbanja sabor com sua gastronomia singular. Considerado o melhor destino insular do mundo, a Ilha da Madeira é um pequeno paraíso português situado em meio à imensidão do Oceano Atlântico

Reprodução

A gastronomia é um dos principais atrativos do Arquipélago da Madeira graças aos pratos que levam frutos do mar. Outra característica singular são os complementos frescos e variados provenientes da natureza vulcânica das ilhas, que dão um sabor especial aos alimentos.
Peixes, carnes, frutas tropicais, vegetais e outras iguarias prometem verdadeiras experiências gastronômicas que os visitantes não podem deixar de provar durante a estadia no destino português.
Considerado o melhor destino insular do mundo, a Ilha da Madeira é um pequeno paraíso português situado em meio à imensidão do Oceano Atlântico.
1. Filete de espada

Peixe Espada


Disponível em poucos lugares no mundo, o peixe-espada é um dos pratos madeirenses mais conhecidos. Pode ser servido com banana ou molho de maracujá e seu tempero – com alho, suco de limão, sal e pimenta – contrasta com as batatas cozidas inseridas como acompanhamento. As ovas deste nobre animal também podem ser consumidas cozidas ou fritas, servidas com molho vinagrete.
2. Bife de atum
Famoso também no Brasil, o atum possui um modo peculiar de preparo na Ilha da Madeira: é cortado em bifes, temperado com sal e marinado no “molho de vilão” – feito com vinagre, azeite, alho, orégano e pimenta. Como acompanhamento, são servidos cubos de milho fritos para balancear o sabor da carne.
3. Espetada
Espetada


Tradicional churrasco madeirense, a Espetada é um dos pratos mais consumidos em dias de festa na região da Madeira. Temperados com alho, sal grosso e louro, os cubos de carne bovina são espetados em galhos de loureiro e cozidos em brasa, garantindo um ponto macio e suculento.
4. Bolo de mel
Bolo de mel


Entre as sobremesas mais cobiçadas, o bolo de mel faz sucesso entre os turistas. Tradicional doce da região, contém mel de cana, cidra e nozes em sua receita. Seu consumo mais frequente é durante as festas natalinas, uma vez que ele é preparado especialmente em 8 de dezembro, dia de Nossa Senhora da Conceição.
5. Pudim de maracujá
Pudim de Maracujá


Uma verdadeira combinação de aromas que aguçam os sentidos, é preparado geralmente com o maracujá roxo. A polpa da fruta é combinada com gelatina, leite condensado e natas, que dão origem a um doce familiar para os brasileiros, mas com o toque madeirense das frutas de solo vulcânico.
6. Lapas à moda da Madeira
Lapas


As lapas são moluscos que se prendem aos rochedos na costa marítima, e se tornaram um dos pratos mais apreciados na Madeira. Utilizadas como entrada ou petiscos, são grelhadas em sua própria concha, temperadas com muito alho e servidas ainda quentes, salpicadas com manteiga e um toque de limão.
7. Bolo do Caco
Bolo do Caco


Apesar desse nome, trata-se de um pão típico da região de formato redondo e achatado, cozido sobre uma pedra, chamada caco. O resultado é uma massa crocante por fora (quando torrado) e macia por dentro, geralmente consumido ainda quente, com manteiga de alho e salsa.
 

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias