Costela no fogo de chão é atração de evento em São Luís

O churrasco rústico será preparado pelo cozinheiro Thiago Ogro

Reprodução

O churrasco rústico será preparado pelo cozinheiro Thiago Ogro

A prática de preparar a costela no fogo de chão, não é recente, por isso não é uma novidade, mas o fato é que para fazer esse tipo de churrasco é preciso saber técnicas que auxiliam na preparação e assim, possam garantir uma textura e sabor satisfatórios. Em São Luís o Thiago Ogro, da Casa do Ogro, é um dos conhecedores da técnica e no dia 23 de setembro, vai preparar um dia de churrasco rústico, evento realizado pela primeira vez em São Luís.
“O fogo de chão é uma técnica do Sul do Brasil, Argentina, Uruguai e foi desenvolvida pelos peões das fazendas que abatiam os animais no pasto e descarnavam para pegar as partes sem osso para os pratões e sobravam as partes com osso. Enquanto eles iam trabalhando, preparavam um fogo no chão com lenha,  usavam espetos e prendiam as costelas que assavam lentamente enquanto eles trabalhavam. É essa tradição gaúcha e portenha que a gente está trazendo”, explica Thiago
No evento o prato principal será a costela no fogo de chão, que leva em média 12h para ficar pronta na lenha e carvão. Serão cerca de 120 quilos de costela bovina, que terá vários acompanhamentos e molhos, além de chope artesanal e outras bebidas. No local terá parquinho para crianças e apresentações de bandas.
O ingresso custa R$ 80 individual e R$ 150 por casal, crianças até 11 anos não pagam,  acima de 12 anos pagam meia entrada.  Os valores incluem todo o buffet, exceto bebidas.
“É preciso ter um cuidado com a temperatura, porque a costela é uma carne dura, ela precisa de um tempo de cozimento maior, então se deve ficar atento com o fogo para saber virar na hora certa e temperar na quantidade certa, para não salgar demais e nem a carne ficar dura. O tempo de fogo varia de 6h até 12h dependendo do tamanho, tipo e corte da costela”, pontua.
Endereço: Central de Mesas e Eventos – Estrada Velha do Calhau,  n°06 – Cohasema.
Telefone: (98) 981223003

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias