Chef ensina a aproveitar todas as partes do pescado

A oficina de beneficiamento integral de pescado, será realizada no Casa d’Arte Centro de Cultura, que tem como chef Thiago Brito

Reprodução

As aulas são realizadas no Casa d’Arte Centro de Cultura, que tem como chef Thiago Brito

Moradores e pescadores da Raposa, vão aprender durante oficina executada pelo  chef Thiago Brito, sobre como aproveitar todo o peixe. Desde a carne até a pele, no preparo de receitas simples e saborosas.
A oficina de beneficiamento integral de pescado, começou nesta quarta e segue  até sexta-feira, das 9h às 12h pela manhã e dos dias 9 a 11 à tarde, das 14h às 17h. A iniciativa é do Instituto Maranhão Sustentável com o apoio do Banco do Nordeste, através do projeto Semente, que visa contribuir com a cadeia produtiva do pescado em Raposa, Região Metropolitana de São Luís.
As aulas de aproveitamento são realizadas no Casa d’Arte Centro de Cultura, que tem como chef Thiago Brito,especializado em técnicas em cozinha e nutrição. Ele vai ensinar aos participantes  como fazer filé, das aparas é possível preparar bolinhos, hambúrguer e linguiça. As cabeças e carcaças podem virar um caldo refinado que serve de base para cremes, molhos, pirão e até sopas. O material restante será desidratado e transformado em farinha, que pode ser utilizada de ração para peixes de criatório e fertilizante para hortas.
“O importante é ensinar como a comunidade como se deve manipular o peixe e gerar produtos, que possam ser produzidos numa cozinha simples, ou em pequenas cooperativas”, pontua Brito.
A capacitação é gratuita e atenderá 20 participantes, por turma, com certificação, podendo também receber ouvintes que desejam conhecer as técnicas. No dia 12 de agosto, ao pôr do sol,  haverá degustação dos pratos desenvolvidos pelas turmas com as técnicas aprendidas.
 
 

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias