Escola de gastronomia abre inscrições para curso de Cozinha Molecular

As aulas serão realizadas pelo Centro Europeu e são voltadas para uma das principais vertentes da gastronomia mundial

Reprodução

O Centro Europeu, principal escola de gastronomia do Brasil, está com as inscrições abertas para a sua pioneira especialização em Cozinha Molecular, na cidade de Curitiba (PR). Comandado pelo chef Fabio Mattos, um dos grandes nomes da gastronomia brasileira, o curso terá início no próximo dia 10 de julho e vai tratar da tendência que abriga “arte e ciência”, despertando nas pessoas o interesse em obter novas experiências gastronômicas, envolvendo aspectos sensoriais explorados por essa cozinha moderna e inovadora.
O curso intensivo de Cozinha Molecular, que terá duração de uma semana e tem por objetivo ampliar, compreender e melhorar os conhecimentos no estudo dos processos físico-químicos dos alimentos. A especialização capacita os profissionais para aplicar técnicas inovadoras na cozinha clássica por meio de metodologia prática, baseada na utilização dos insumos e técnicas inovadoras da cozinha molecular. A atividade é voltada para chefs de cozinha, nutricionistas, gastrônomos, estudantes de gastronomia e demais profissionais ligados ao segmento que pretendem adquirir conhecimentos teóricos e práticos nessa importante tendência da culinária mundial.
A grade curricular do curso intensivo de especialização em Cozinha Molecular aborda temas como: Introdução à Cozinha Molecular; Estudo dos Ingredientes da Cozinha Molecular (Aplicações Práticas e Preparos); As Técnicas aplicadas à Cozinha Molecular (Esferificação, Gelificação, Emulsificação, Liofilização, Espumas e Aeração); Desconstrução de Alimentos; Defumação a Frio; Técnicas com Nitrogênio; Sous Vide; e Mixologia (preparo de bebidas e coquetelaria molecular).
Sobre o chef Fabio Mattos
Fabio Mattos teve o primeiro contato com a cozinha aos 16 anos em uma pizzaria gourmet em Huntington Beach, na Califórnia. Com 20 anos, em paralelo com seu trabalho em restaurantes da região, buscou a formação na Orange Coast College, em Costa Mesa. Na sequência, foi para Fall River, no estado de Massachusetts, estudar cozinhas internacionais no Internacional Institute of Arts – ICCA, onde aperfeiçoou suas habilidades e trabalhou ao lado do Máster Chef grego George Karausos.
Posteriormente, seguiu para Fort Lauderdale, na Flórida, onde aplicou sua experiência, de pequenas trattorias aos grandes hotéis. Em 2009, em Nova York, Fábio foi chefe executivo de uma corporação e encarregado de cinco restaurantes da rede. De volta ao Brasil, em 2010, ele realizou o sonho de comandar o seu próprio restaurante no Brasil: o Poco Tapas, que atualmente é considerado o principal endereço da gastronomia molecular na cidade de Curitiba.
O curso de Cozinha Molecular será realizado entre os dias 10 e 14 de julho, com aulas de segunda a sexta-feira das 08h30 às 17h30. As atividades são realizadas na Sede Gourmet do Centro Europeu (Alameda Princesa Izabel, 1.300 – Curitiba). Participantes de outras cidades do país terão condições especiais no Hotel Escola Centro Europeu. Mais informações no site www.centroeuropeu.com.br ou pelo telefone (41) 3324-6669.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias