Enchefs-MA vai reunir premiação, cultura e aulas de gastronomia

Segunda edição do Enchefs no Maranhão terá premiação para cozinheiros em diferentes categorias e evento voltado para a valorização da gastronomia do estado

Reprodução

(Foto: Karlos Geromy/ O Imparcial)

Neste mês de julho, será divulgado o edital de mais uma edição do concurso Enchefs-MA, que está sendo realizado pela segunda vez no estado. As indicações acontecem de três maneiras: Comissão de pesquisa, que neste caso terá que elaborar uma receita inédita focada na sustentabilidade e preparada com produtos locais; indicação popular através da internet e indicação de chefs premiados das edições anteriores. O concurso está sendo organizado no estado pelo Grupo Maranhense de Artes Culinárias sob coordenação do chef Júnior Ayoub, que em 2016 ganhou no prêmio Dólmã no Maranhão.
“Em uma das categorias para participar do concurso, o candidato deve entrar no site oficial e se inscrever com a sua receita, que será analisada por algum embaixador do Enchefs no Brasil. Serão escolhidas as seis melhores. O chef tem que usar ingredientes maranhenses de forma inédita”, explica Júnior Ayoub.
Serão escolhidos os três melhores cozinheiros nestas diferentes categorias, um deles passará por duas etapas e ocupará uma das indicações ao Prêmio Nacional Dólmã 2017, que será realizado no Ceará. O edital foi lançado dia 10 de julho e as inscrições serão abertas até 10 de agosto.
ENCHEFS – MA
Neste ano, o Maranhão está realizando o concurso com a mesma metodologia, porém com uma proposta mais ousada e inédita no Brasil, que já foi apresentada a coordenação nacional do concurso pelo grupo de cozinheiros do estado. O planejamento deve envolver chefs locais e de outros estados, instituições e a comunidade. O evento deve acontecer nos dias 28, 29 e 30 de agosto na região central de São Luís.
“A intenção é fazer o concurso de profissional de cozinha de gastronomia, onde em uma única categoria vão concorrer padeiro, confeiteiro e cozinheiro. O amador vai ser separado – amador é considerado o que não tem experiência profissional em carteira. A obrigação que estou tendo com o evento, é o de levar o nome do Maranhão para outros lugares e fazer com que o estado se torne uma referência”, pontua Ayoub.
Um total de nove projetos serão executados durante o concurso, todos foram pensados no mês de março, com destaque para as aulas show, que estão entre os principais. Durante os três dias, as aulas especiais serão ministradas por chefs locais que elaborarem receitas inéditas com produtos maranhenses e por convidados, conhecidos nacionalmente e que atuam em áreas diferentes da gastronomia. Algumas das aulas devem ocorrer no Grand São Luís Hotel.
Na Praça Benedito Leite, será realizada uma feirinha que deve expor trabalhos de produtores rurais e artesãos que ofereçam objetos e peças de vestuários voltados para gastronomia. No coreto, chefs devem se apresentar e fazer degustações de pratos preparados no local. O caminhão de panificação do Senai, vai oferecer aulas, e no Cine Praia Grande serão exibidos filmes de arte voltados para gastronomia guiados por um chef.
A programação ainda inclui palestras, debates e mesas redondas com pessoas ligadas a cultura e turismo, rodas de conversa sobre bebidas e muita degustação. Uma sommelier da vinícola Aurora vai estar presente nas degustações, harmonizando os pratos servidos com vinhos.
“A ideia com esse Enchefs é fazer com que as pessoas conheçam o Maranhão não apenas pelo peixe frito com arroz de cuxá e sim também por uma comida mais elaborada”.
Chefs Convidados
Jimmy Mcmanis – Cozinheiro co-fundador do projeto Ogrostronomia
 
 
 
 
Flavia Moraes
– Chef da Real Paes Artesanais é presença confirmada no Enchefs MA e ministrará uma aula show!!
 
 
 
 
Flavio Federico
– Chef confeiteiro da Academia de Confeitaria. Defende a utilização das técnicas e ingredientes nacionais.
 
 
 
Rafael Bruno
– Cozinheiro há 10 anos e chef do Restaurante Ponto X Pedreiras-MA
 
 
 
 
Beto Bellini
– Publicitário já fez sucesso nos palcos musicais como vocalista e como professor, profissão que atuou por alguns anos. Segue na área da publicidade, mas ganhou notoriedade na gastronomia, participando do programa Cozinheiros em Ação, apresentado pelo chef Olivier Anquier, no GNT.
 
 
 
Marco Antonio
– Vem de uma geração de padeiros. Consultor e Sócio do Centro Gastronômico Requinteuma das maiores padarias de São Paulo. Formação em gastronomia com especialização em panificação na San Francisco Baking Institute, Ecole Lenôtre e R.Shimura.
 
 
Carmem Virginia
– Chef do Restaurante Altar – Cozinha Ancestral de Pernambuco. Cozinheira, pesquisadora e Yalorijá.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias