Chef Felipe Marques apresenta nhoque de vinagreira em evento de gastronomia

Durante uma semana chefs da cidade, ministrarão oficinas de criação, ajudando a transformar ingredientes locais em pratos inovadores na Semana Gastronômica de Turismo

Deca & Diquinha prato do chef Felipe Marques

Deca & Diquinha prato do chef Felipe Marques

Inicia hoje e vai até 7 de julho a primeira edição da Semana Gastronômica de Turismo, na Praça de Alimentação do Shopping da Ilha, em São Luís. O evento reunirá chefs de renomados restaurantes da cidade, que ministrarão oficinas de criação de pratos inovadores baseados em insumos típicos da gastronomia maranhense.
O evento está sendo realizado pela Secretaria Municipal de Turismo (Setur), e em parceria com a loja Camicado. Segundo a titular da Setur, Socorro Araújo, a intenção é fomentar a culinária local e impulsioná-la como um dos principais produtos turísticos da Ilha. “A gastronomia maranhense é diferenciada, rica e bem variada. Precisamos agora apenas estimular os restaurantes e a população em geral a explorá-la e valorizá-la cada vez mais”, disse a secretária.
Cada dia um chef diferente ministrará oficina preparando um prato inovador baseado em insumos da gastronomia típica local. O primeiro dia será com o chef Felipe Marques, da Cozinha Guidô, o prato leva o nome de Deca & Diquinha, que é um nhoque de vinagreira com pó da casca do camarão, vatapá de caranguejo e patas empanadas com panko. O nome do prato é uma homenagem do chef e traz  memórias afetivas.
“Deca,  é o nome da dona de um bar no Olho d’Água, onde eu passei a infância toda frequentando com a minha família, ela sempre serviu pratos com frutos do mar e até hoje vamos lá, comer caranguejo e peixe. A Diquinha, é uma cozinheira famosa, que faz cuxá e que mora no bairro Diamante”, acrescenta o chef Felipe Marques.
O chef Rafael Libério, do Ça-Vá Gastrobar; Danilo Dias, do Restaurante Feijão de Corda; Marcos Souza, do Belmont Gastrobar; e Manoel Pereira, da Pão e Leite, vão apresentar os pratos exclusivos ao longo da semana.
No primeiro e no último dia, as atividades terão início às 18h30. Nos demais, a programação começa às 19h. No encerramento da Semana Gastronômica de Turismo, dia 7 de julho, terá ainda apresentação cultural com o Grupo Lamparina.
Inscrição
Os interessados em participar das oficinas devem fazer a inscrição na loja Camicado, no Shopping da Ilha, das 10h às 22h. Para cada dia, o participante deve doar 1kg de alimento, que será destinado para a Fundação Antonio Brunno, casa de apoio às pessoas com câncer. As oficinas têm capacidade para 60 pessoas.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias