Quitutes maranhenses típicos nas festas juninas

Vatapá, cuxá e cocada, estão na lista de sugestões de pratos que vale a pena experimentar no São João do Maranhão

Reprodução

Vatapá

É difícil pensar no São João sem surgir, involuntariamente, na cabeça, a imagem dos deliciosos pratos servidos nas barracas cheias de sabor, tradição e variedades comuns nesse período. As receitas oferecidas passeiam entre doces e salgadas, que estão presentes na mesa dos maranhenses e encantam os turistas nos arraias espalhados pela cidade.
Deixando a preocupação com as calorias de lado, as opções enchem os olhos e nesse período é possível encontrar de tudo em um mesmo lugar. É a tradição da culinária maranhense misturada com as comidas típicas das festas juninas.
Torta de camarão, vatapá, cuxá, cocada, entre outros, estão na lista de sugestões de pratos que você deve experimentar no São João do Maranhão.
Vatapá
O creme típico da culinária afro-brasileira está entre as opções mais pedidas nos arraiais. Feito com ingredientes como: camarão, leite de coco, dendê, farinha de rosca ou pão molhado. O preparo pode sofrer algumas variações, dependendo de quem prepara, mas a base, geralmente, tem o camarão, fresco ou seco.
No acompanhamento, a sugestão é o arroz branco.
Torta de camarão
O camarão é o ingrediente essencial dessa receita, como o próprio nome já diz. Tradicional na mesa dos maranhenses, o prato leva ingredientes simples como batatas, pimentões, ovos, tomates e o camarão seco, entre outros, sendo fácil de preparar.
A praticidade no preparo e o sabor são fatores que garantem que a iguaria esteja sempre presente em datas festivas, como o São João.

Torta de Caranguejo
Assim como o camarão, o caranguejo é base para diversas receitas. Basta um pouco de criatividade e voilá! Neste período, a torta desse tipo de crustáceo é muito apreciada. Um dos processos mais delicados desse prato é extrair a carne do caranguejo do casco, sendo, porém, possível encontrar em alguns locais a carne já pronta para uso.

Cocada
À base de coco, esse doce é tradicional em várias regiões. O preparo pode ocorrer de várias formas. Em alguns casos, além do sabor tradicional de coco, ela pode ser feita com sabores de maracujá e abacaxi, por exemplo, é só acrescentar polpa de alguma fruta no preparo. Nas barracas espalhadas pelo São João, é possível encontrar cocadas de vários tamanhos, ideal para experimentar após degustar os demais pratos dessa lista.

 
Cuxá
O sabor forte e azedo é uma das marcas desse molho da culinária maranhense. Feito com vinagreira e outros ingredientes encontrados com fartura no estado, o cuxá tem como uma de suas características o peso regional.
Rico em nutrientes, o molho é ideal para acompanhar pratos com frutos do mar, como a torta de camarão ou de caranguejo e ainda peixe frito.

Mingau de tapioca
Assim como o feito com milho, o mingau de tapioca é bastante apreciado pelos maranhenses. Simples de fazer e com um sabor leve, o prato pode levar coco, leite condensado e canela e fica delicioso se servido quente. Durante o São João, a iguaria é armazenada em panelas grandes de alumínio e, geralmente, é servido em copos descartáveis.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias