Milho muito utilizado em receitas juninas é o “rei” do São João

Presente em diversas receitas feitas tradicionalmente nesse período do ano, o milho é o ingrediente mais utilizado nas festas juninas

Reprodução

(Foto: Karlos Geromy/ O Imparcial)

A temporada de festas juninas já começou e, além de ver as apresentações de bumba meu boi, quadrilhas, entre outros grupos folclóricos, quem aprecia o festejo tem grandes expectativas também pela gastronomia típica da temporada. Considerado o rei do São João, esse período também é tempo de colheita de milho e por isso a abundância nessa temporada.
O milho é o ingrediente mais utilizado nas receitas preparadas e servidas nos arraiais espalhados pela cidade, como bolo de milho, canjica, mingau, curau, manuê, pamonha, ou puro, cozido ou assado.
A culinarista da loja Árvore da Vida, Miele Machado (Foto: Karlos Geromy/ O Imparcial)

A culinarista da loja Árvore da Vida, Miele Machado, acrescenta que o milho só tem pontos positivos. “O milho não tem pontos negativos, esse é um cereal bem nutritivo, nele nós encontramos uma boa quantidade de aminoácidos que vai tornar a dieta mais proteica. É rico em vitaminas e minerais, ele traz saciedade por conter muitas fibras”, acrescenta.
O milho pode ser utilizado verde, maduro e até seco. Cada variedade serve para determinados tipos de receitas, mas ambas são fácies de se encontrar, seja em bancas pela rua ou em mercados. As combinações levam, geralmente, leite, leite condensado, coco ralado e canela, mas, por ser um cereal versátil, combina com outras misturas, podendo ficar ainda mais gostoso. “O bolinho de milho, nós fazemos com a farinha de milho, o fubá e é simples com recheio de goiabada. A receita é batida no liquidificador com outros ingredientes e a farinha ajuda até na maciez do bolo. Não há segredo quanto a recheios, é fácil de combinar com goiabada, creme de alfarroba, cacau. Nós não utilizamos leite de gado, nossas receitas são sem lactose, geralmente a nossa base é o leite de coco, mas podem ser utilizados outros, tanto no bolo, como nos mingais, adoçados com xilitol”, pontua Miele.
As receitas com o cereal se destacam em meio a outras gostosuras do período, típicas do maranhão, mas quem olha não resiste e aposta no bom e velho milho. “Não dá pra pensar em São João e não lembrar das comidas típicas. Gosto de praticamente tudo, mas na lista tem que ter o mingau de milho e bolinho fofinho, de preferência com café”, afirma a empresária Paula Nascimento.
Reunimos três receitas tradicionais do período que você pode fazer em casa.
Pudim de milho verde

Pudim de milho verde
Ingredientes
250ml de leite
5 espigas de milho
1 lata de leite condensado
4 ovos
2 colheres de sopa de açúcar
1 xícara de açúcar para caramelizar a forma
Modo de preparo
Leve a forma de pudim com uma xícara de açúcar ao fogo alto, mexendo sempre até caramelizar. Reserve. Se preferir, prepare o caramelo em uma panela e depois passe para a forma.
Corte o milho das espigas. Bata no liquidificador o milho com o leite. Passe a mistura em uma peneira fina e utilize apenas o caldo.
Novamente, no liquidificador, coloque o leite condensado, os ovos, o açúcar e o caldo do milho. Bata bem. Despeje tudo na forma e leve para assar em banho-maria, coberto com papel alumínio, em forno preaquecido em 200°C por uma hora e 20 minutos.
Deixe amornar e leve para a geladeira. Desenforme e sirva.

Pamonha sem lactose

Pamonha sem lactose
Ingredientes
1 xícara e meia de chá de açúcar
1 xícara (de chá) de farinha sem
glúten
Meia colher (de sopa) de fermento em pó
3 ovos
2 latas de milho escorridas
400ml de leite sem lactose ou de coco
Modo de Preparo
No liquidificador, acrescente o milho, o leite e os ovos e bata tudo durante cerca de dois minutos. Depois, adicione o fermento, a farinha e o açúcar, e em seguida batendo a mistura novamente por outros dois minutos.
Com uma forma untada, você deve despejar nela toda a massa preparada e levar ao forno em temperatura alta por aproximadamente 40 minutos. Passado esse tempo, basta retirar a pamonha, deixar esfriar, retirar da forma, cortar e servi-la para degustação.

Sopa nutritiva de milho e frango
Ingredientes
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 cebola picada em pedaços pequenos
1 dente de alho amassado
6 colheres (sopa) de aveia em flocos
1 colher (chá) de sal
1 lata de milho verde
250g de frango em cubinhos
6 folhas de vegetais de cor verde-escuro (como couve, brócolis ou espinafre)
2l de água
Ervas aromáticas a gosto
Modo de preparo
Bata o milho no liquidificador com uma xícara de água e reserve. Em uma panela grande, refogue o azeite, a cebola e o alho.Junte o frango e deixe dourar.Coloque a água e o sal e deixe cozinhar.
Junte o milho batido e cozinhe mais um pouco.Coloque os vegetais (incluindo os flocos de aveia) e deixe ferver.Por último, acrescente a ervas aromáticas. Misture bem e sirva quente.
 
 
 

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias