Festival Gastronômico Delícias do Mar

47 restaurantes participam do festival na capital

O lançamento acontece nesta quarta-feira (05), no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana

Reprodução

Inicia nesta quarta-feira (05), às 19, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana,  o Festival Gastronômico Delícias do Mar, que vai até 23 de abril.
Para o festival, os chefs de 47 restaurantes de nove cidades da ilha e do litoral ocidental maranhense – de São Luís, São José de Ribamar, Raposa, Alcântara, Bequimão, Guimarães, Cedral, Porto Rico do Maranhão e Cururupu – prepararam pratos únicos e especiais, com toques diferenciados e com ingredientes próprios do Maranhão como sururu, camarão, caranguejo, sarnambi, todos oferecidos a preços especiais, e sobremesas inspiradas nas frutas locais como o abacaxi, a manga e o bacuri.
Na ocasião será feita uma degustação promocional dos 18 restaurantes participantes de São Luís, São José Ribamar e Raposa. “Vamos transformar o centro de convenções em um ambiente que lembre o litoral maranhense e suas atrações. Durante o lançamento do Festival Gastronômico e nas ações que promoção que faremos no interior, os restaurantes participantes servirão amostras para degustação dos pratos e sobremesas que estão participando da iniciativa”, afirmou o diretor superintendente do Sebrae, João Martins.
Além do lançamento, ainda estão previstas mais três ações de lançamento do festival no interior do estado: no dia 7, ás 19h, na Escola Presidente Kennedy em Alcântara; 9 de abril, ao 12h, no restaurante Estação Marítima, no Povoado Paricatiua, em Bequimão, e 15 de abril, as 19h, no restaurante Espaço Trapiche, em Guimarães.

Edição
Esta é a segunda edição do Festival Gastronômico que o Sebrae organiza. Em outubro de 2015, durante o período do Movimento Compre do Pequeno Negócio, a instituição organizou o festival pioneiro com tema Sabores do Pescado, como uma ação do projeto Serviços Turísticos do Polo São Luís, executado pela Unidade Regional do Sebrae em São Luís.
“A edição de 2015 serviu como um piloto, que contou com a participação restaurantes dos municípios de São José de Ribamar, Raposa e Alcântara e envolveu também piscicultores atendidos pelo Sebrae na Região Metropolitana de São Luís, que forneceram a matéria prima, o pescado, para a preparação dos pratos. Foi um grande sucesso, mostrando que há demanda por parte do público e interesse por parte dos empreendedores atendidos. Por isso optamos pela realização de um festival anual como forma de promover a gastronomia como atração turística nos polos de São Luís e do Litoral Ocidental”, explicou Martins.

Pratos 
Ao todo, os restaurantes que estão participando do Festival Gastronômico Delícias do Mar prepararam 47 pratos e 25 sobremesas, que foram realizados com as mais diversas inspirações e técnicas gastronômicas.
Vão desde os pratos tradicionais, como o Peixe Serra Frito, a Tainha de Genipaúba, a Torta de Sarnambi e Sururu ao Leite de Coco, o Caranguejo Toc Toc, a Peixada, a Corvina Açu Frita, Creme de Camarão, Mariscada à Moda da Casa e o Espeto de Camarão aos pratos de inspiração mediterrânea, como o Camarões a Spaguetti e o Camarão Vignolli, urbana, como a Pizza de Camarão e a Pizza de Caranguejo com Creme de Macaxeira, e oriental, Teppan Misto e o Peixe com Legumes.
No entanto, boa parte dos pratos podem ser classificados como de inspiração contemporânea, como o Sururu ao Paletó, Fideuá Casa D’Arte, Risoto de Uritinga com Alho Poró, o Risoto de Camarão e Encantos do Maranhão.
Entre as 15 sobremesas, oferecidos por a inspiração vem das frutas regionais. O resultado são sobremesas coloridas, cheias de sabor e estilo, com muito potencial de surpreender quem resolver experimentar, como o Sorbet de Manga com Tuile, o Bolo de Abacaxi com Mousse de Manga, a Torta Quente de Banana com Canela e o Gelado de Taperebá.
Para quem ficou curioso, o Festival Gastronômico Delícias do Mar tem um hotsite que já está no ar e pode ser acessado no endereço eletrônico: http://www.festivaldeliciasdomar.com.br/. Lá, é possível conferir as fotos e informações dos restaurantes, pratos e sobremesas que estão participando da iniciativa. Mas o bom mesmo ir pessoalmente conferir as cores, sabores e cheiros das delícias do mar oferecidas pelos 47 restaurantes que estão participando do Festival Gastronômico.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias